Prefeito Orsi comenta investimentos que ampliam serviços públicos em Campo Bom

Campo Bom – Uma característica de um município em pleno desenvolvimento é a presença da ação pública nas obras estruturais. A Administração Municipal de Campo Bom trabalha buscando parcerias para viabilizar as melhorias que a cidade necessita, seja através de emendas, financiamentos ou qualificação para programas a níveis estadual e federal.

 

Os trabalhos realizadas pela Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos buscam proporcionar qualidade de vida no dia a dia do campo-bonense, com a manutenção das vias, parques, iluminação e outras atribuições, mas também são vistos nas obras em andamento, seja na execução ou fiscalização do trabalho de empresas contratadas.
Atualmente, Campo Bom tem várias obras sendo executadas, algumas dão uma cara nova a espaços tradicionais, como a reforma da pista atlética do Parcão, um investimento de mais de 1,5 milhão e que vai dar à população acesso a um complexo esportivo estruturado e moderno; e outras obras começam do zero, como a tão aguardada escola infantil do Firenze, viabilizada através de recursos federais com contrapartida do município, que deve estar finalizada ainda este ano.
A reforma do Largo Irmãos Vetter será um marco para a cidade e também deve ser finalizada nos próximos meses.

Atrasos nos cronogramas aos poucos são corrigidos e fases das obras avançam

Paralisações na pandemia e também falta de materiais para construção civil foram alguns dos fatores que contribuíram para atrasos. Neste ano de 2022 foi possível dar andamento em quase todos os projetos. Conforme a Secretaria de Obras, a reformulação da pista atlética, que começou em março, já está em fase avançada e na segunda metade do mês já deve se iniciar a concretagem da pista, que antecede a aplicação do piso especial. Na Emei do Firenze, os atrasos aconteceram por adequações no projeto, nesta fase as fundações já foram concluídas e as paredes estão sendo erguidas. A revitalização dos banheiros do Parcão, próximo da Av. João XXIII, tem o investimento de R$147 mil e está prevista para ser entregue ainda no mês de abril.

 

Obra no coração da cidade

Uma das obras mais aguardadas pela população é do Largo Irmãos Vetter. A praça é um tradicional espaço para eventos culturais, muito utilizada para lazer, e está localizada em um ponto central. O trabalho de revitalização iniciou em fevereiro de 2021 e sofreu atrasos. Alguns pontos já estão prontos, como confirma o secretário de Obras, Uilian Thiesen. “Já finalizamos o palco alternativo, toda a parte interna do anfiteatro: camarins, palco, área de lazer interna, corredores, banheiros, parte elétrica, tudo isso internamente foi feito. Temos a área de comércio e artesanato, ela está praticamente finalizada. Na próxima quinzena queremos avançar na pavimentação e instalação do piso podotátil”.
A novidade é que parte da obra será liberada nos próximos dias. “Estamos com um plano de trabalho um pouco diferente do que era inicialmente. Pretendemos abrir a praça em partes. Nesse primeiro momento, vamos entregar entre a rua Tiradentes e a Lima e Silva, vamos recuar o tapume naquela etapa”, revela Uilian.

Luciano Orsi destaca projetos

Além de recursos, para execução de obras é necessário comprometimento com as solicitações da população. O prefeito Luciano Orsi comenta sobre alguns projetos demandados pelos cidadãos. “As obras em andamento têm origem em demandas da comunidade, portanto, pensadas para os campo-bonenses: os pais do bairro Firenze que precisam de uma escola infantil para os filhos, o trabalhador que busca um momento de lazer ao final da tarde na pista de atletismo.
Como, nem sempre, é uma equipe própria que executa a obra, o prefeito fala do papel da Administração. “A Prefeitura, neste ínterim, atua para fiscalizar e exigir que as empresas cumpram os prazos determinados no processo licitatório, afinal, é da vontade de todos, nossa principalmente, que os espaços públicos estejam servindo a população o mais breve possível.”

 Em Continuidade

Projetos importantes também estão avançando, segundo informações da Secretaria de Obras. Será retomada a construção do Centro Vida de Especialidades Médicas, que foi paralisada pela necessidade de substituição da empresa responsável. Um novo edital já foi aberto e a licitação acontece no próximo dia 4 de maio.
As obras do novo Centro do Idoso, que será construído no novo Parcão, já estão em execução na fase preliminar. Estão sendo instalados postes de iluminação, rede de água e energia. Nas próximas semanas, a área será cercada para início dos trabalhos de estrutura.