Prefeito Luciano Orsi volta ao comando da AMVARS e do CP Sinos

Campo Bom – Uma solenidade seguida de assembleia ordinária e promovida na manhã desta quarta-feira (13), na Prefeitura de Campo Bom deu posse à nova diretoria executiva da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos – Amvars e do Consórcio Público CP Sinos. Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom assumiu a presidência no lugar de Tânia Terezinha da Silva, ex-prefeita de Dois Irmãos que respondeu pela entidade de março a dezembro do ano passado. Devido ao momento atípico que os municípios enfrentam em virtude da pandemia e também diante da agenda atribulada dos prefeitos, o evento desta manhã foi restrito aos gestores.

DESAFIOS

“Sabemos que esse ano será novamente diferente e de muitos desafios. Manter a unidade da nossa região e trabalhar para que haja colaboração e, sobretudo, troca de ideias e de experiências, será um diferencial para nossa região. Por isso me orgulha muito a presença de todos vocês aqui. Saibam que estamos juntos para podermos contar uns com os outros”, disse o prefeito Luciano Orsi, agradecendo em especial à ex-prefeita Tânia a quem homenageou com uma placa de agradecimento. “A Tânia foi um diferencial entre os prefeitos. Com sua liderança conseguiu aglutinar e unir o grupo em momentos muito tensos e difíceis para todos nós. Minha admiração a ela”, elogiou. Já a ex-prefeita destacou o protagonismo da Amvars e desejou sorte ao grupo que agora assume a entidade. “A Amvars precisa de todos, pois representa uma região de grande potencial econômico no estado e sua força vem de cada um, independentemente do tamanho da cidade”.

AZUL

Dos 10 prefeitos que participaram do evento, quatro estão em seu primeiro mandato e tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho que a Amvars desenvolve na região e debater os temas que pautaram a primeira assembleia, entre eles os novos protocolos de cogestão que passam a valer para a Região 7 do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. Por unanimidade dos prefeitos, ficou decidido que a região adotará em sua bandeira de cogestão ‘azul’ os mesmos protocolos vigentes no limite da bandeira laranja do Estado, conforme prevê a legislação.

PROTOCOLOS

Como já ocorre desde novembro, a bandeira azul vale tanto para classificação regional em bandeira vermelha quanto em laranja. “Como já fizemos antes, mantivemos nossa bandeira azul o mais flexível possível, o que nos ajuda a administrar melhor e evitar situações de abre e fecha que tanto nos penalizaram. As cidades que quiserem restringir mais, podem fazê-lo”, explica Orsi.

Também ficou definido na assembleia dos prefeitos que as cidades da região retomarão as aulas nas redes municipais no mês de fevereiro e em modelo híbrido, ou seja, uma mescla de aulas presenciais e remotas, desde que tomadas toda as medidas profilática e de distanciamento impostas. A elaboração de um pregão eletrônico para aquisição de EPIs para uso da comunidade e estudantes, também foi discutido, sendo esta deliberação competência do Consórcio CP Sinos.

PREOCUPAÇÃO

De todos os temas debatidos, prefeitos e prefeitas externaram grande preocupação sobre à relutância das pessoas quanto ao uso de máscaras e em evitar aglomerações. Um pacto de fortalecimento de campanhas publicitarias nas redes sociais e plataformas públicas de cada município foi deliberado. “As pessoas têm que ser lembradas a toda hora sobre sua responsabilidade nesse processo. Hoje o que mais se vê é gente se descuidando e sem máscara, descuidada. Essa é uma situação que depende mais delas do que das prefeituras. Vamos intensificar campanhas para lembra-las que nenhum esforço nosso será exitoso se elas não fizerem o que lhes cabe”, disse Orsi.

DIRETORIA EXECUTIVA EMPOSSADA
– Presidente: Luciano Orsi (Campo Bom)
– Vice-presidente: Ary Vanazzi (São Leopoldo)
– Tesoureiro: Diego Francisco (Estância Velha)
– Secretária: Carla Chamorro (Morro Reuter)
– Vice-presidente Turismo e Cultura – Jerri Meneghetti (Dois Irmãos)
– Vice-presidente CP Sinos: Flávio Foss (Araricá)
– Conselho Fiscal: Mara Stoffel (Santa Maria do Herval) e Fátima Daudt (Novo Hamburgo)