Prefeito Luciano Orsi volta a receber Prêmio Gestor Público por ação ambiental

Campo Bom – Incentivar à população a trocar o seu resíduo orgânico por mudas de hortaliças resultou ao município o prêmio Gestor Público 2019. Através da ação socioambiental, Projeto Floração: Hortas Urbanas, a Prefeitura foi premiada na quarta-feira (5), em Porto Alegre, no evento promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande Sul (Sindifisco/RS). A ação é desenvolvida pela secretaria de Meio Ambiente.

Esta é a terceira vez que Campo Bom é reconhecida pela organização do Prêmio Gestor Público. Em 2018, a Prefeitura obteve o prêmio pelo programa De Olho no Futuro. Em 2017, pelo aplicativo Conecta Campo Bom.

No município, a separação do lixo é um assunto discutido há anos. Uma forma alternativa encontrada para ampliar os índices de separação correta do lixo doméstico foi incentivar os moradores, periodicamente, a levar o seu resíduo orgânico (restos de verduras, frutas, alimentos) até a sede do Projeto Floração, que existe desde 2009, mas foi reformulado, em 2017 pela atual administração. O antigo projeto fornecia mudas de flores para quem separava materiais recicláveis, como plástico, vidro e latas. Com o novo nome Floração Hortas Urbanas, o projeto passou a incentivar a separação correta do lixo. Estatística da prefeitura aponta que os campo-bonenses produzem mil toneladas de lixo, destes, 55% são compostos orgânicos.

Prefeito demonstra satisfação

Ao receber o troféu, o segundo em dois anos, o prefeito Luciano Orsi, reconheceu o empenho de sua equipe: “Agradeço muito aos organizadores, a Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual (Afisvec) e Assembleia Legislativa. Este é um momento maravilhoso para todos os prefeitos. Fiquei muito feliz e quero homenagear os secretários que estão comigo. Tenho orgulho da cidade, dessa equipe maravilhosa e que tem feito trabalho excelente, e temos muita confiança sim, que com trabalho, com muita vontade e muita dedicação e respeito ao setor público, podemos sim, avançar e ter um Estado e um País mais forte e melhor para todos”, disse Orsi.