Prefeita de Sapiranga participa de reunião de apresentação dos projetos do Inova RS

Foto: Prefeitura de Sapiranga

Sapiranga – A prefeita Carina Nath, acompanhada do secretário municipal de Indústria, Comércio e tecnologia, José Della dos Santos, e do diretor do Departamento de TI da Prefeitura, Everaldo Alves Mariano, participou da reunião on-line de apresentação dos projetos do Inova RS, realizada pela mesa organizadora do Inova na última terça-feira, 13 de abril.

O objetivo da reunião era discutir o planejamento dos projetos da Região Metropolitana e Litoral Norte e também debater sobre medidas que potencializem o desenvolvimento do ecossistema de inovação gaúcho, alavancando os setores do estado. Atitudes como o mapeamento das iniciativas mais relevantes para o setor digital, a capacitação de profissionais para desenvolvimento de novas soluções e negócios e a preparação de gestores para uso de tecnologias digitais em áreas específicas da administração são algumas das propostas do projeto.

O Inova já conta com diversos parceiros, como instituições de educação, empresas privadas e estatais, prefeituras, investidores e universidades privadas e federais. Outras instituições que desejem contribuir com os projetos podem dar apoio institucional na divulgação, contribuir com recursos financeiros e econômicos (como voluntários, metodologias e plataformas) e até assumir a liderança de um subprojeto.

O foco do Inova é fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e digitais que facilitem a vida do cidadão, ao mesmo tempo que contribuem para a economia das cidades do estado. Os projetos apresentados englobam diversas áreas e muitos deles serão implementados nos municípios da região, de forma que coloquem o Rio Grande do Sul no cenário da Economia Criativa do Cone Sul, transformando a economia local em um reconhecido capital criativo e quebrando paradigmas econômicos gaúchos.