Prédios públicos têm acesso limitado aos cadeirantes

Região – Apesar da tecnologia que melhora a acessibilidade de deficientes físicos ter avançado grandiosamente, como em próteses, a limitação dessas pessoas ainda é grande. 
Prédios públicos, como prefeituras e câmaras de vereadores, devem cumprir a lei nacional de direito de ir e vir de todo cidadão, dando condições de acesso para todos. Porém, entre as prefeituras da região, apenas a de Campo Bom oferece acesso livre para cadeirantes a todos os setores. A Câmara de Vereadores de Campo Bom e a de Sapiranga não possuem acesso livre adequado aos deficientes físicos.
Entre 21 e 28 deste mês, comemora-se no Rio Grande do Sul a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que  tem como finalidade esclarecer sobre os direitos de portadores de deficiência e promover a sua inclusão.
Vereador quer projeto
>O vereador Sandro Seixas (PP) fez uma solicitação há duas semanas, na Câmara de Vereadores de Sapiranga, para que, no prédio da Prefeitura e no prédio da Câmara sejam construídos elevadores externos. “Pedi urgência na elaboração do projeto”, ressaltou o vereador.
>Sandro também é o autor da lei que cria a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Sapiranga, que ocorre pela primeira vez esse ano.
Atividades na região
>No último dia 9, Campo Bom teve a primeira Copa de Basquete em Cadeira de Rodas, como ação da proximidade da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.
>Como atividade da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Sapiranga, na terça-feira (26), ocorre a II Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a partir das 13 horas, no Centro de Cultura.
Falta mais do que elevadores
Marisa Helena Saenger, moradora de Sapiranga, é cadeirante e  relata a dificuldade enfrentada na cidade para trafegar com cadeira de rodas nas calçadas, levando em conta que na grande maioria não há rampa de acesso. “Nas cidades vizinhas há rampa nas calçadas. Em Sapiranga, praticamente não existem. Essa melhoria deveria ser vista como algo essencial”, confessa Maria.
A Prefeitura de Campo Bom é a única prefeitura da região que possibilita a locomoção de cadeirantes a todas as secretarias e andares do prédio, já que possui elevadores.
O prédio da Prefeitura de Sapiranga possui acessibilidade à cadeirantes somente no primeiro piso, com uma rampa de acesso, que não está dentro das normas exigidas. A prefeita do município, Corinha Molling, diz que solicitou estudos para aplicar adaptações no prédio que, se possível, devem ocorrer já no próximo ano. “Por várias vezes fui atender a moradores no primeiro piso, pois eles não conseguiam subir até o nosso gabinete. Queremos sempre estar o mais próximo da nossa população”, disse Corinha.
Câmara de Vereadores de Sapiranga
O local, com três andares, não possui elevador e, segundo o presidente Guto, o atendimento para cadeiantes é realizado no andar térreo do prédio. Não há projetos que faça a readequação do local através de obras.
Câmara de Vereadores de  Campo Bom
Na Câmara há acesso somente no plenário e salas do primeiro andar. “Deixarei encaminhado um requerimento para que o presidente do próximo ano faça a reforma”, disse Marinho de Moura, presidente da Câmara de Campo Bom.
Prefeitura de Nova Hartz
No local, apesar de só haver acessibilidade no primeiro piso, as secretarias que recebem maior público foram instaladas no andar de baixo. Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Habitação e Meio Ambiente possuem acessibilidade total.