Prazo para biometria de eleitores de Sapiranga encerra no mês de março deste ano

Sapiranga – Os eleitores de Sapiranga não podem mais perder tempo por que está quase encerrando o prazo definido pela Justiça Eleitoral para o cadastramento biométrico. Ao todo, 66,23% dos eleitores passaram pelo procedimento que possui o dia 11 de março deste ano como data final. O período estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) para o início da biometria no município teve início em março do ano passado. O percentual apresentado representa que, de um universo de 61.776 eleitores, um total de 40.912, já cumpriram com o compromisso. Enquanto que, outros 20.864 precisam correr contra o tempo a fim de fugir de longas filas e não perder prazo e ter o título de eleitor cancelado.

De acordo com a chefe substituta do cartório eleitoral de Sapiranga, Christina Maurente, a procura tem sido boa nesse período de começo de ano. “Com o período de férias em muitas fábricas na cidade, bastante pessoas procuraram o Cartório. Estamos atendendo nesse período de segunda à sexta-feira, das 13 às 19 horas, e nas sextas-feiras, das 9 às 15 horas”, ressalta. Em fevereiro, também serão feitos alguns plantões em final de semana.

agendamento pela internet é uma opção

O eleitor de Sapiranga que ainda não fez a biometria para garantir mais comodidade, pode escolher, pela internet, o dia e o horário para atendimento no Cartório Eleitoral responsável pelo município de seu domicílio. O site é eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento. A previsão do TRE é de que o recadastramento biométrico seja concluído, em todos os municípios gaúchos, para as eleições de 2022.

Prejuízos

A consequência para aquele eleitor que perder o prazo de recadastramento é o cancelamento do título. Sem ele, o eleitor não consegue votar, obter passaporte ou carteira de identidade; receber salários de função ou emprego público, contrair empréstimos em estabelecimento de crédito do governo, participar ou ser nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral. Em Campo Bom, o prazo expirou no dia 11 de dezembro, enquanto que Nova Hartz e Araricá, já concluíram o processo.