Práticas integrativas como yoga e meditação terão espaço na Festa da Vida

Campo Bom – Uma das atividades diferenciadas nesta edição da Festa da Vida serão as aulas de yoga e meditação. Entre os especialistas que estarão repassando instruções aos participantes da edição 2019 está Samanta Mendes (yoga), o médico Charles Genehr e a psicóloga, Nara Moraes (ambos aulas/dicas de meditação).

As práticas integrativas vão ao encontro das atuais necessidades que a população possui e que busca cuidado em outras formas de saberes e práticas, algumas até milenares. Atenta a crescente busca por métodos alternativos e complementares ao tratamento medicamentoso, a Prefeitura abriu espaço para profissionais de clínicas e particulares a participarem da Festa da Vida.

Entre os participantes desta edição, e que é especialista na área, está Samanta Mendes. “Fui convidada pela secretaria de saúde. A prática na Festa da Vida vai ser de Hatha Yoga, existe certa fluidez entre as posturas e as posturas são mantidas durante algumas respirações. O foco real vai ser a respiração, pois o foco em qualquer prática de yoga sempre é a respiração”, comenta.

Profissional valoriza convite

Samanta Mendes

“Eu fiquei muito feliz com o convite porque acredito que já passou da hora de encararmos saúde como um estado de bem estar integral, considerando o ser humano como mais que corpo físico, matéria bruta e levando em consideração seu estado mental e emocional”, pondera Samanta.

 

 

 

 

 

 

Meditação é outra opção

Como lidar com a mente inquieta? A meditação diminui a ansiedade, melhora a depressão, melhora as dores crônicas, diminui a frequência cardíaca, controla a pressão arterial e melhora o sono. Meditar é como correr. Ninguém começa fazendo 30 minutos e da melhor maneira. É preciso praticar aos poucos. A indicação dos especialistas é que as pessoas comecem com um minuto de meditação ou com exercícios de atenção plena, como observar a si mesmo e o ambiente em volta em pequenos momentos do dia. O exercício simples ensina a mente a ter foco no presente. Quanto mais focada a mente, mais profundo o estado de meditação. Os mantras podem ajudar na hora da meditação. Isso porque eles ativam duas áreas cerebrais: a fala e a audição. A pessoa fica mais presente, evita a dispersão. Além disso, os mantras têm mensagens positivas e acreditar naquilo que está sendo dito faz bem à mente.

Texto: Deivis Luz

Fotos: Divulgação