Praças centrais são um brinco! Mas nos bairros, o bicho pega…

Manutenção | Espaços de lazer junto aos bairros afastados das áreas centrais apresentam problemas de conservação

Região – Bancos com tábuas podres, balanços estragados, mato alto e telas retorcidas fazem parte do ambiente nas praças públicas afastadas das áreas centrais nos municípios da região. Com a chegada do verão é comum a população recorrer a estes ambientes para relaxar, além de levar os filhos para brincar e se divertir. Porém, em alguns locais é necessário redobrar a atenção, ou até procurar outro local para o lazer, pois algumas praças visitadas não possuem condições alguma até de segurança, seja pelo mato alto ou pela má conservação dos espaços públicos (confira fotos abaixo).

A Prefeitura de Araricá informa que está em fase de alinhamento de projetos e em breve terá novidades sobre esse tema. A expectativa é de construir um novo espaço para a população.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Nova Hartz, Jamir Pelicioni, o trabalho de roçada nas praças públicas é realizado periodicamente.

Campo Bom conta com muitos espaços de lazer com grande presença de público durante o ano todo. As praças e parques da cidade recebem constante manutenção da Administração. Situações pontuais, como por exemplo, quebra de algum brinquedo em pracinhas, são resolvidas na medida em que a Prefeitura toma conhecimento.

Prefeitura de Sapiranga possui projeto para adequar locais

A Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Sapiranga está fazendo levantamento que está em fase final de todas as praças de Sapiranga, para avaliar suas condições e qual o investimento necessário (se for o caso) para a recuperação de brinquedos, bancos e lixeiras, além de canteiros. A limpeza vem sendo agendada pelo Departamento de Limpeza Urbana da mesma secretaria, que é responsável pela parte de capina, roçada e recolhimento de entulhos e galhos. A questão de podas de árvores é avaliada caso a caso pelo Departamento de Meio Ambiente.

Secretário comenta

“Dependendo de valores que sejam necessários para obras nas praças, será feita a licitação para compras e reformas dos brinquedos e bancos das praças, buscando oferecer espaços em condições para a comunidade aproveitar”, pontua o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Sapiranga, Eroni Klein.

A situação das praças nos municípios da região

Araricá

Morada Nobre
No bairro da Canoa, no Loteamento Morada Nobre, uma antiga estrutura do brinquedo gira-gira é o último sinal de que no local, um dia, existiu uma praça pública.

Projeto para a academia
A Prefeitura de Araricá possui um projeto encaminhado para a construção de uma academia ao ar livre. A proposta ainda não possui data de implantação.

Campo Bom

Praça no Celeste
A praça de lazer entre as ruas Epitáfio Pessoa e São Luiz, no bairro Celeste, possui um brinquedo danificado e que aguarda o conserto. No geral, a praça está em boas condições.

Praça no Santo Antônio
A praça na Rua Rodolfo Bauer, no bairro Santo Antônio, conta com brinquedos pintados e a grama foi cortada recentemente. Há poucos brinquedos danificados.

Nova Hartz

Praça no Loteamento Norie
O principal problema na praça do Loteamento Norie, em Nova Hartz, estão nas gangorras. Um balanço também possui problemas e expõe a má conservação.

Praça Bela Vista
No final da Rua Protásio Alves, no bairro Bela Vista, em Nova Hartz, a praça existente no local está com os brinquedos pintados e a grama cortada. Não há grandes problemas.

Sapiranga

Fredolino J. da Silva
Localizada entre as ruas Angra dos Reis, da Bandeira e Tamandaré, no bairro São Luiz, o local está abandonado há meses. O mato está alto e os brinquedos todos estragados

Praça São Marcos
Fica entre as ruas Marcílio Dias e José do Patrocínio. Possui pista de caminhada em boas condições e tabuleiro de jogos nas mesas. Há um brinquedo estragado e o mato está alto.