Praça da Bandeira, na área central de Sapiranga, recebe obras de revitalização nos próximos meses

Sapiranga – Ponto tradicional da cidade e uma das áreas de convivência mais antigas de Sapiranga, a Praça da Bandeira vai passar por uma obra de revitalização completa. O processo de licitação está sendo realizado neste mês de agosto e, se não acontecer nenhuma intercorrência, ainda em setembro os trabalhos devem começar no local.

O projeto prevê a conservação de algumas características originais da praça, como a reutilização das pedras portuguesas que serão retiradas e reposicionadas. Também há a atenção com a modernização do espaço, como na substituição de toda a parte elétrica. “Tínhamos esse problema de, em um evento maior, a chave ficar caindo ali na Praça. Não vai mais acontecer, vamos também cuidar disso” relembra a prefeita Carina Nath (Progressistas).
Entre as alterações de layout estão o reposicionamento do palco (concha acústica), que vai ficar na parte de cima, depois dos banheiros; readequação e ampliação da iluminação, que será em LED, proporcionando economia e maior luminosidade, e a nova pracinha infantil que, diferente de agora, deve ficar na parte da frente da nova Praça da Bandeira.

Local é histórico para a cidade
“Nós estamos muito felizes em fazer essa obra, é um pedido da população já há algum tempo que nós fizéssemos a reforma da Praça da Bandeira, que é tão importante pra nossa cidade. Com o recurso garantido, nós partimos para a licitação, agilizando isso. Será uma nova estrutura, mais ampla, mais aberta, e garanto: muito mais bonita”.

Eventos tradicionais realocados
A previsão é de que e as obras comecem ainda no mês de setembro e devem acontecer por um ano. Conforme informação da Secretaria de Planejamento, nesse período, a área deve ficar isolada por tapumes, para a segurança do entorno e também para evitar vandalismo.
Os eventos que, habitualmente, acontecem na Praça da Bandeira, como o Natal das Rosas, devem ser direcionados para outros pontos da cidade. O investimento total na reforma ultrapassa R$ 1 milhão, sendo parte do valor destinado via emenda parlamentar e outros R$ 500 mil de recursos próprios do município.