Por semana, mais de 400 pessoas procuram serviços de odontologia em Campo Bom

A demanda por serviços de odontologia na rede pública registra números significativos em Campo Bom. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, semanalmente, são agendados em torno de 420 pacientes e a cada mês, a média registrada é de aproximadamente 1700 pacientes. Nos primeiros meses de 2021, devido ao período de férias de alguns profissionais, somado a bandeira preta no sistema de distanciamento controlado, houve uma redução destes números, sem prejuízos à população. O atendimento na cidade é realizado por 12 cirurgiões-dentistas e oito auxiliares de saúde bucal, sendo que dois dentistas estão trabalhando no monitoramento de pacientes com coronavírus, e uma dentista e duas auxiliares estão trabalhando na linha de frente, no Pronto Atendimento. Atualmente, o atendimento odontológico ocorre nas Unidades Básicas de Saúde Operária, Imigrante Norte, Aurora, Paulista, Rio Branco, Porto Blos, 25 de Julho e Santa Lucia. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, há um consultório odontológico no qual é atendida a população da UBS Quatro Colônias e os escolares da rede. O consultório odontológico do Pronto Atendimento foi temporariamente desativado.

O Secretário Municipal de Saúde, João Paulo Berkembrock, lembra que o Centro Vida e Especialidades, em construção, irá garantir uma qualificação maior nos atendimentos. “É um projeto que foi pensado desde a gestão anterior e que estamos aprimorando. Já fizemos reuniões com a Universidade Feevale para que os estudantes possam realizar atendimentos e também adquirimos os equipamentos que irão garantir esses serviços mais específicos”, cita.

Importância da saúde bucal em dia

Menos intercorrências de inflamações e infecções pelo corpo também são resultados de uma saúde bucal em dia. “A saúde da boca está inteiramente ligada a saúde geral de nosso corpo, uma vez que a boca não é algo fora do corpo”, lembra João Paulo. “Os riscos da pessoa ser acometida com inflamações e infecções em áreas pulmonares e em vias respiratórias são muito menores”, complementa Berkembrock, ao ressaltar também que a paridade entre as funções bucais é essencial. “A importância de manter o equilíbrio da parte estética com a parte funcional da boca são fatores primordiais para a manutenção de um sorriso e é isso que procuramos oferecer dentro das possiblidades de atendimento que a atenção básica pode realizar”, finaliza.

Raspagem de tártaro, orientação de higiene bucal, profilaxia (limpeza), aplicação de flúor, restaurações, acesso ao canal (curativos) e extrações são os serviços mais procurados pela população. Com menor demanda, a Secretaria Municipal de Saúde registra os atendimentos de cirurgias de freio de língua de bebês, biópsias e tratamentos de lesões bucais, bem como o diagnóstico do câncer de boca.  Seguindo uma determinação do Ministério da Saúde, enquanto a cidade estiver classificada em bandeira preta, as consultas por motivos de revisão e limpeza não estarão a disposição da população.