População considera a Rosa como pórtico oficial de Sapiranga

Sapiranga – A entrada da cidade é simbolizada por duas grandes características do município: a Rosa e a Asa-delta. Os dois pórticos  chamam a atenção para  uma discussão: afinal, qual é considerado pela população o pórtico oficial de Sapiranga?
Para esclarecer essa questão polêmica, a reportagem do Jornal Repercussão foi para as ruas de Sapiranga ouvir a opinião dos moradores.
Ao todo, foram ouvidas 41 pessoas no dia 28 de outubro, no centro da cidade. O levantamento aponta que a Rosa é o pórtico de preferência da população. O pórtico da Rosa contabilizou 27 votos. Já a asa-delta, somou 14 votos.
Os dois apresentam atributos, no qual, a cidade é conhecida no Estado e até mesmo país. O pórtico das Rosas foi criado em menção da denominação de Cidade das Rosas e pela festa mais tradicional da cidade. A asa-delta, configura o voo livre esporte que é tradicional na cidade, e que recebe competições estaduais, nacionais e internacionais.
Os votos justificados abordaram vários pontos de vista. Uma delas é de que o pórtico para ser caracterizado dessa forma deve ser um portal, ou seja, o único que caracteriza essa passagem é a asa-delta. 
Outros dizem que um pórtico completa o outro, pois os dois representam aspectos que fazem da cidade conhecida, e não saberiam opinar a respeito da preferência.
O pórtico da Rosa foi construído em 2004, no último ano da gestão do prefeito Renato Molling (PP), pela equipe de arquitetos da Secretaria de Obras do município. Para a sua construção não foi realizado concurso público. O pórtico fica localizado na RS-239 e tem nove metros de altura.
Projeto da asa-delta
 Inaugurada em 2012, na gestão de Nelson Spolaor, a asa-delta foi escolhida em concurso público. Uma comissão escolheu a proposta da arquiteta Márcia Wingert. Ao todo, 16 projetos foram apresentados para a seleção em concurso. O investimento foi de R$ 305 mil, através de emendas parlamentares. A ideia inicial era de que o pórtico também tivesse luzes à noite que, por poucos dias funcionaram, mas a iluminação não teve continuidade.