População brasileira viaja mais em 2015

Voos | Índice é o maior desde que Anac passou a registrar os dados, em 2005

Muito se falou em crise em 2015 – e muito ainda se fala sobre isso em 2016. Para economizar, o brasileiro fez de tudo: encurtou as viagens, passando de duas semanas para roteiros de 4 ou 5 dias, pesquisou voos mais baratos e hospedagens mais em conta e até trocou viagens internacionais por destinos em solo brasileiro, por conta da alta do dólar. Mas, como já apontado pelo Jornal Repercussão em outras reportagens, apesar de todos os fatores econômicos, o brasileiro não deixou de viajar.

A afirmação é comprovada por dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na última quarta-feira (27). De acordo com os números da Agência – que não incluem dados de companhias aéreas estrangeiras que atuam no Brasil -, 105,3 milhões de passageiros foram transportados pelas companhias no ano passado. Um olhar mais de perto confirma a tendência de diminuição de viagens internacionais: apenas 7,3 milhões dessas trafegaram pelo mercado internacional, contra 97,9 milhões no mercado nacional. A Agência Nacional de Aviação Civil registra os voos do país desde 2005, e os números registrados no ano passado são os maiores índices de voos apontados pela Agência desde que a medição começou a ser feita.

Números divulgados pela Anac para 2015

De acordo com os números da Agência, no período de janeiro a dezembro de 2015, a quantidade de passageiros pagos transportados acumulou, no mercado doméstico, crescimento de 0,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 96,1 milhões de passageiros no ano. Os passageiros gratuitos somaram 1,8 milhão. Ao todo, o número de passageiros transportados pagos e grátis somam 97,9 milhões. A GOL foi responsável pelo transporte de 35,0 milhões de passageiros pagos, a TAM transportou um total de 31,4 milhões e a Azul figurou como terceira empresa, com 20,2 milhões de passageiros.

Em dezembro de 2015, a demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou crescimento pelo 22º mês consecutivo, registrando um aumento de 8,9% quando comparada com o mesmo mês durante o ano de 2014.

Estagnação do mercado aéreo

Detalhes dos dados divulgados pela Anac também apontam que a demanda (medida em passageiros-quilômetros pagos transportados, chamada de RPK) acumulou alta de 1,1% em 2015, quando comparado ao ano de 2014. Entretanto, em dezembro, o índice registrou a quinta redução consecutiva, ficando em 4,5% quando comparado ao mesmo período de 2014. Outro índice que evoluiu foi a oferta (medida em assentos-quilômetros ofertados, chamada de ASK) do mercado doméstico, que acumulou alta de 1,0% em 2015.

Porém, no mês de dezembro o índice registrou redução de 3,3%. Os baixos índices dos últimos cinco meses equilibraram a variação dos dados de Demanda (RPK) e Oferta (ASK) que registravam crescimento nos primeiros meses do ano. Assim, os resultados divulgados pela Anac apontam uma estagnação do mercado aéreo para o ano de 2015.