Ponte da Rua 2 de dezembro ainda aguarda intervenção

Araricá – Quase 10 anos. Este é o tempo que a ponte da Rua 2 de dezembro, entre as cidades de Araricá e Nova Hartz, está interditada. A rua é a principal ligação entre os municípios e facilita o acesso pela RS-239, além da região possuir diversas empresas, residências e um CTG. Está previsto para os próximos 60 dias o conserto e liberação da ponte, que está com rachaduras em uma das cabeceiras e com risco de desabamento.

Por enquanto, a Secretaria de Obras de Araricá aguarda a licitação para o fornecimento do concreto. Com a liberação, será aberta a cabeceira da ponte para a construção e concretagem das vigas. Conforme o secretário de Obras, Arlei Rech, a reestruturação da ponte demorou devido ao alto custo. “Buscamos uma forma de fazer o conserto e trazer segurança à comunidade, com um custo mais baixo, o que viabilizou a obra”, destacou.

Será feita uma estrutura com vigas por fora da estrutura que já existe hoje, que será amarrada à ponte e a cabeceira será reconstruída. “A nossa intenção é proporcionar serviços de qualidade à população, sempre buscando economizar para que sobre verbas para realização de outras obras”, comentou o secretário.

Asfaltamento até a RS-239

A responsabilidade pelo conserto da ponte ficou com a Prefeitura de Araricá. O próximo passo a ser dado pela Prefeitura é o asfaltamento da Rua 2 de dezembro no trecho entre a ponte e a RS-239. A via está sendo asfaltada no trecho que pertence ao município de Nova Hartz. Após o término do conserto da ponte, a intenção é asfaltar a rua até a RS-239, facilitando o acesso. Ainda não há prazo para o início desta obra, uma vez que o projeto encontra-se na Secretaria de Planejamento. Mas o que a comunidade espera é que a obra seja realizada o quanto antes, pois com capeamento asfáltico, diminuirá a poeira e os buracos.

Texto e fotografia: Bruna Bertoldi