Policial baleado em confronto contra marginais recebe homenagem de vereador em Araricá

Araricá – O soldado do 32º Batalhão de Polícia Militar, morador de Sapiranga, mas que atua em Araricá e Nova Hartz, Sidinei José Batista do Nascimento, 35 anos, recebeu uma justa homenagem na Câmara de Vereadores de Araricá. Na sexta-feira (2), como forma de reconhecimento pelo ato de bravura na defesa da sociedade contra atos criminosos de bandidos, o soldado Batista recebeu uma placa das mãos do vereador, Oseas Garcia (PSDB). “A placa simboliza a gratidão e reconhecimento para esse guerreiro e batalhador que é o soldado Batista. Todos os policiais são heróis para nós, pois saem às ruas com baixo número de policiais e ainda enfrentam sérias dificuldades, salários atrasados, e mesmo assim, saem de suas casas para defender os cidadãos de bem”, agradeceu o vereador.

Policial militar desde 2006, o soldado Batista iniciou a sua carreira de brigadiano, em Sapiranga, e no ano de 2011, foi realocado para a companhia do 32º Batalhão, em Araricá. Batista levou um tiro (de calibre 32 ou 38 ainda não se sabe) e ficou oito dias internado no Hospital Sapiranga. O projétil ainda continua alojado acima da nádega esquerda do policial, que ainda usa uma muleta para caminhar.

Policial relembra da angústia e dos seus anjos

Ainda emocionado pelos momentos de sofrimento que passou, Batista narrou à reportagem a situação adversa que passou. “Estava de serviço naquele dia quando recebemos a informação de que um carro em situação de furto deslocava pela RS-239. A viatura que eu estava foi despachada para tentar conter os marginais. A recordação que eu tenho foi de parar alguns veículos. Quando observei, surgiu o veículo procurado em alta velocidade passando por nós. Depois disso, caí no canteiro central ferido. Meus colegas me encaminharam para o Posto de Saúde Central, em Nova Hartz, e depois me socorreram de ambulância para o Hospital Sapiranga, onde fiquei internado por oito dias. O disparo atravessou o meu corpo pela perna direita. Faltaram milímetros para o projétil atravessar todo o meu corpo”, relembra o soldado, que não se esquece de agradecer a Deus e aos médicos por estar ao lado da família, dos colegas e amigos.

Aplauso e louvor

Oseas Garcia, PSDB.

“Ficamos felizes por você ter enfrentado e vencido todas as dificuldades e estar aqui conosco. Se Deus não colocasse a mão sobre ti, talvez não estivesse aqui hoje. Desejo plena recuperação.”

Sidnei Marques, comandante de Nova Hartz
“Conheço o Batista desde 2009. Ele é uma pessoa extraordinária como colega e ser humano. É um orgulho ter o Batista como policial militar. Ele é dedicado, profissional e uma pessoa muito íntegra”.

Gilberto Schaefer, do Consepro
“A sociedade lhe abraça, Sidinei, pela dificuldade que você enfrentou. É uma homenagem merecida, e abrançando vocês estamos mostrando para a sociedade de que lado estamos. Ótima recuperação.”