Polícia Civil ouve direção de creche

Sapiranga – A dor da família pela morte do menino, Nathan Turchelo Augusten, de dois anos e sete meses, ainda reflete entre os familiares. Até agora, ninguém encontrou forças para conversar com a imprensa e relatar os momentos difíceis que a família enfrenta.
Por outro lado, na esfera civil, as respostas para o acidente começam a ser buscadas pelos agentes da Polícia Civil. Na tarde de terça-feira (8), o Jornal Repercussão recebeu a informação de que a empresária dona da creche de educação infantil foi convocada para depor na Delegacia de Sapiranga. Funcionárias da escolinha também podem ser convocadas para esclarecerem, o que de fato, aconteceu na trágica tarde da quarta-feira (2), no bairro Centenário.
Mesmo com os pais da criança não registrando ocorrência policial, uma Ação Penal Pública será movida para apurar os fatos.
Nos municípios de Campo Bom e Sapiranga existem 13 escolas de ensino privado que atendem a educação infantil. São oito escolas particulares em Campo Bom e cinco em Sapiranga (conveniadas com a Prefeitura) . No município campo-bonense, nos últimos sete anos, nenhum empresário(a) recebeu ou ingressou com pedido para abrir escolas infantis. Em Sapiranga, o último pedido do tipo ocorreu este ano.
O empresário(a) que deseja abrir uma escola de educação infantil necessita passar, obrigatoriamente, pelo crivo do Conselho Municipal de Educação. Os conselhos de Campo Bom e Sapiranga vão até a escola e conferem se o local onde a instituição será instalada possui salas de aula, professores com, no mínimo, magistério e se as salas de aula possuem tamanho adequado. Após o ocorrido com Nathan, a Prefeitura pediu mais visitas do conselho nas escolas infantis particulares.
Relembre o caso
A criança deu entrada no Hospital Sapiranga na quarta-feira (2), por volta das 16h30, permanecendo no local até às 20h30. Devido ao seu grave quadro de saúde foi necessário transferir a criança para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
O que ocorreu
Por volta das 16 horas, enquanto a criança brincava na sala de aula, um televisor caiu sobre Nathan, depois que ele se escorou no rack onde estava o televisor. Ele chegou ao Hospital Sapiranga convulcionando. Sua morte cerebral se confirmou na sexta-feira (4) e o enterro foi no sábado (5).