Polícia Civil de Sapiranga impõe punição exemplar para vacilão adepto do pixo

Sapiranga – Um belo exemplo de punição e de correção foi aplicado pelos policiais civis da Delegacia de Sapiranga a um pixador, de 20 anos, que efetuou um ato de vandalismo contra um equipamento público na RS-239. No início desta semana, o indivíduo, com um spray de tinta, efetuou a inscrição do seu nome nas paredes de concreto do viaduto. Populares que repreenderam o vândalo por o infrator estar sujando o município, ainda foram hostilizados pelo pichador, que não se sentiu inibido e continuou a gastar tinta nas paredes do viaduto.
Ao tomar conhecimento do fato, imediatamente, os policiais civis coletaram o depoimento do vândalo na Delegacia, que confessou que não possuía autorização de nenhum órgão público (Prefeitura ou EGR) para efetuar tal inscrição naquele local. Além de ofender cidadãos que se revoltaram com a cena, o indivíduo ainda levou uma dura dos policiais, que necessitaram contextualizar o que é arte e o que é pichação.
Depois de entender que havia cometido um equívoco, segundo os policiais civis, prontamente, o indivíduo concordou em voltar até o local e apagar a própria inscrição que havia efetuado com um mix de tintas no espaço público do viaduto do bairro São Luiz.

Material que seria usado em outros locais públicos vai parar em parede para tapar pichação

Além de retirar policiais do ambiente de investigação contra crimes que geram violência como o tráfico de drogas, o indivíduo ainda viu os policiais articularem com a Secretaria de Obras da Prefeitura de Sapiranga um galão de tinta branca para o pichador apagar os seus rabiscos na parede do viaduto. A Polícia Civil informou que o indivíduo possui passagens por crime ambiental e pichações efetuadas em outros momentos da sua vida, ou seja, é reincidente.

Município de Dois Irmãos é modelo

Polícia vistoria limpeza em Dois Irmãos | Foto: Melissa Costa

Com o apoio do Ministério Público, a Delegacia da Polícia Civil de Dois Irmãos, em 2018, aplicou penas semelhantes em jovens moradores do município vizinho que também cometaram atos ilícitos de vandalismo contra o patrimônio público. Naquela oportunidade, os alvos dos pichadores foram uma empresa particular, uma parada de ônibus e uma escola. Contando ainda com o apoio da Prefeitura e da Comarca local, a Delegacia de Dois Irmãos conseguiu reduzir os índices deste tipo de situação, e o exemplo serviu ainda para matérias jornalísticas no centro do país.

 

Foto: Polícia Civil