Poeta Jairo Brum Gomes é homenageado e revela seu mais novo – e emocionante – poema, confira:

Foto: Leonardo Oberherr / Jornal Repercussão

Sapiranga – O Poeta sapiranguense Jairo Brum Gomes recebeu na tarde da última sexta-feira, 09 de agosto, uma homenagem dos alunos da escola Primeiro de Maio, de Sapiranga. Os alunos Alice, Luiza, Carol e Lucas projetaram o trabalho “Poetizando com Jairo Brum Gomes” – para apresentar durante a etapa escolar da 5ª Feira Municipal Integrada de Sapiranga – Ciência, Tecnologia e Conhecimento (Femint). A orientação do trabalho é da professora Denize Aguiar.

Jairo foi recebido com muita festa pelos alunos. Ele é funcionário público da cidade há décadas e é responsável pelo transporte de muitas crianças do ensino público para saídas de campo e passeios.

Autor de livros como “Poemas de um sonhador” (1983), “Grito de alerta” (1985), “Mãe solteira” (2003), “Prosas e Versos” (2004), “Tropeando saudade, rimando poesia” (2006), “Paraíso perdido em prosas e versos” (2010) e “Rio Grande, Pátria e Querência” (2012), Jairo é um dos grandes expoentes da literatura municipal e estadual. No ano de 2004 foi Patrono da XII Feira do Livro de Sapiranga e em 2008, recebeu o título de Cidadão Honorário Sapiranguense.

A reportagem do Jornal Repercussão acompanhou o poeta durante a visitação à feira, e conversamos com ele sobre o sentimento de ser homenageado pelas crianças: “Eu me sinto muito lisonjeado e ao mesmo tempo feliz. Isso é uma troca que fazemos, e o pagamento é esse: respeito e a atenção”. E Jairo complementa: “É um compromisso ainda maior, de seguir com os pés no chão, com a humildade, pois ninguém faz nada sozinho. É uma história que eles construíram e eles contaram por mim. Só posso agradecer a Deus por colocar tantas e tantas pessoas boas no meu caminho”.

Já a vice-diretora da escola, a professora Marli Moretto destacou: “Contar com a presença do seu Jairo aqui para nós não tem preço. Isso é algo que nos deixa muito feliz, porque ele é sempre bem-vindo. Todas a vezes que a gente convidou, ele esteve aqui, nos prestigiando”.

Confira as fotos do evento:

 

E sem mais delongas, escute o poema escrito por Jairo Brum Gomes, “João Barreiro”, declamado por ele próprio:

Reportagem: Leonardo Oberherr