Poder – Felipe Laux

Jornal Repercussão valorizado
Nenhum outro jornal semanal da região recebeu tantos candidatos para as eleições de outubro quanto o Jornal Repercussão. Até esta semana, passaram pela redação, em Sapiranga, pelo menos 12 candidatos aos cargos de deputado estadual e federal. E de todos os partidos. Sem contar que o Repercussão foi o único que entrevistou os candidatos a governador, Tarso Genro (PT), Ana Amélia Lemos (PP) e José Ivo Sartori (PMDB). Além destes nomes, ainda ouvimos os candidatos ao Senado, Olívio Dutra (PT) e Lasier Martins (PDT). Também estivemos no debate com os candidatos a governador, organizado pela Feevale e pela AMVRS. Uma bela prova de isenção jornalística em um período crucial para a democracia.
Doações de campanha
Está no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os  dados de todos os doadores de campanha dos candidatos que disputam as eleições de outubro. É só acessar e conferir. Chama atenção de quem avalia quem são os doadores de campanha, a relação tênue (para não dizer outra coisa) entre políticos e empreiteiras/entidades. Maior empresa de pavimentação do Vale do Sinos é uma das principais doadoras do candidato, Tarcísio Zimmermann (PT), por exemplo. Esta empreiteira, aliás, é uma das principais doadoras, também, de outros candidatos.
Missão
O ano de 2014 ainda nem acabou, mas Guto (PMDB), de Sapiranga, garante que já se sente com a missão cumprida como presidente da Câmara de Vereadores. Entre os seus principais feitos no cargo, ele destaca o repasse da Câmara (autorizado nesta semana) de R$25 mil para o Hospital, visando climatizar a ala do SUS.
Candidata
Candidata a deputada estadual, Maria de Lourdes (PP), ex-prefeita de Ivoti, passou pela sede do Repercussão nesta semana. Ela apresentou suas propostas de campanha. 
Lixo eleitoral
Ainda bem que na eleição de 2016 para prefeitos e vereadores, os famigerados cavaletes estarão proibidos. Prática polui paisagem urbana.
Se vira nos trinta…
Mesmo com o baixo efetivo, já ressaltado várias vezes pelo Jornal Repercussão, a Polícia Civil de Sapiranga “se vira nos trinta”. Delegado Ernesto Clasen garante para essa coluna que 11 dos 18 assassinatos deste ano na cidade já foram elucidados pelos policiais. O número representa 61% dos casos esclarecidos. Com um quadro maior de servidores, a Civil poderia ficar ainda melhor.  
Referência para a região
Surpreende a organização e a estrutura do Acampamento Farroupilha de Sapiranga. O evento, organizado pela Secretaria da Cultura, que tem como titular Luís Fernando Hanauer (foto), cresce a cada ano e se torna referência para outros municípios. Dezenas de piquetes estão instalados no Parcão. Araricá também está com um evento exemplar.