Poder – Felipe Laux

Resultado influenciará PT
O resultado do segundo turno das eleições para governador do RS pode definir algumas coisas também na região. Uma delas é: se Tarso Genro (PT) virar o jogo contra Sartori (PMDB), o ex-prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor (PT), suplente de deputado estadual, pode assumir cadeira na Assembleia Legislativa ou então ser secretário de Estado. Isso poderia abrir caminho para o petista Egon Kirchheim ser o candidato da sigla para a Prefeitura em 2016.
Pode haver união…
Em caso de derrota de Tarso Genro, também já é ventilada por alguns petistas da cidade a hipótese de Spolaor e Egon se unirem em 2016. Um seria o vice do outro, em uma “chapa pura” do partido, visando derrubar o PP na Cidade das Rosas. Agora, resta saber quem abriria mão nesta situação e aceitaria ser o vice. Egon Kirchheim frisou para este colunista nesta semana que o seu nome está à disposição da sigla há um bom tempo para concorrer a prefeito. “Tenho clareza que precisamos ter um acordo interno. Divididos já perdemos uma eleição. Mas, afirmo que se o Spolaor quiser ser o meu vice, aceito na hora!”, ironizou Egon.
Luxo em reforma
Será de laminado (um dos acabamentos mais caros da construção civil) o futuro piso da Câmara de Vereadores de Campo Bom. A medida, segundo o presidente, Marinho (PPS), beneficiará diversos moradores e visitantes alérgicos, que logo que entram no Plenário revestido de carpete, começam a espirrar. Ex-presidente, Max de Souza (PMDB), tentou reforma em 2013, mas não conseguiu.
PMDB
O PMDB de Sapiranga está mobilizado para eleger José Ivo Sartori no segundo turno. Diversas atividades já foram realizadas na cidade. Uma mobilização geral deve acontecer no dia 25 de outubro (sábado), um dia antes das eleições.
Blocão
Partidos de oposição ao PT em Nova Hartz, como o PMDB, PROS e o PSC, podem articular uma grande união na tentativa de ganhar a Prefeitura nas eleições de 2016.
Criatividade no agradecimento
O deputado estadual reeleito Lucas Redecker (PSDB) inovou na forma de agradecer ao eleitor pelos votos recebidos. No lugar de suas placas de campanha, Redecker deixou sua mensagem de agradecimento aos eleitores (foto). Ele foi eleito o segundo deputado mais votado para a Assembleia. Em Sapiranga, por exemplo, saltou de 592 votos em 2010 para 2.932 em 2014. Neste ano, Redecker teve o apoio de Bruna Blos (PP) na cidade.     
Se ninguém der pra trás…
Está tudo acertado para Gilberto Elsenbach (PROS, foto) ser o presidente da Câmara de Araricá em 2015. O vereador já conta com o apoio de seus colegas de partido, Gelson e Max, e ainda de Ari e Paulo Foss (ambos PP), totalizando a maioria (5 votos). Aliás, isso já seria uma aproximação das duas siglas para concorrerem juntas à Prefeitura da cidade em 2016?