Poder – Felipe Laux

Hora de arregaçar as mangas
A presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT), não precisa de tempo para dar início às séries de transformações que o País necessita. O seu partido está no governo há 12 anos e as reformas reivindicadas pelos setores produtivos e políticos são pedidos antigos e estão, na sua maioria, aguardando pela apreciação de Dilma ou dos deputados federais e senadores. Não é hora de debate ou discussões. O momento pede ações contundentes e resolutivas.
As diárias e a Repercussão
Enquanto Sandro Seixas (PP) elogiou a matéria de divulgação do uso das diárias na Câmara de Sapiranga feita pelo Repercussão, o vereador Beto Goertet (PP) não gostou da publicação e criticou o veículo. Beto disse que em 4 mandatos na Câmara articulou mais de 8 mil consultas e cirurgias, tendo pago do seu bolso por inúmeras. A fala de Beto não pegou bem e já rola nos corredores da Câmara comentários de pedido de cassação do vereador. Sobre a matéria das diárias, Nico (SDD) frisou que não tem nada a esconder e que o Repercussão apenas informou a população sobre o que está no Portal da Transparência.
Diárias em Campo Bom
Vereadores de Sapiranga deveriam observar exemplo de seus colegas de Campo Bom. Até a presente data, apenas Marinho de Moura (PPS) e Maximiliano de Souza (PMDB) utilizaram diárias para missões oficiais à São Paulo (Francal), além da Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Câmara campo-bonense ainda sente os reflexos da Farra das Diárias.
Não vai mais…
O atual presidente da Câmara de Vereadores de Araricá e vereador de primeiro mandato, Gelson (PROS, foto) admite com exclusividade para esta coluna: não vai mais concorrer em eleições futuras. Em outras palavras, Gelson diz que se “desgostou da política”. No pleito de 2012, ele foi o segundo mais votado de Araricá, com 199 votos.
Merenda Escolar em Araricá
Vereador governista, Adriano Sperb (PMDB, foto) criticou o oposicionista, Paulo Foss (PP). O progressista havia dito na semana passada que a merenda escolar do município estava um caos. Da tribuna, Sperb criticou: “O vereador mentiu. Temos que ser coerentes e uma das coisas que não se pode falar mal é da merenda escolar de Araricá, que está excelente”, disse. Este colunista também foi averiguar a situação junto às nutricionistas da cidade e constatou que realmente não existe nenhum problema na merenda de escolas municipais.
Abacaxi logo no início…
Tudo leva a crer, conforme já adiantado por esta coluna, que Vilmar Machado (PTB) será o presidente da Câmara de Sapiranga em 2015. E ele terá um abacaxi para descascar de cara: a volta do 2º assessor para cada vereador, que deve ser reivindicada fortemente pelos parlamentares em janeiro.
Valentin em Nova Hartz
Na Câmara de Nova Hartz, a presidência em 2015 deve ficar com Valentin (PT). Ele já tem o apoio de Benedito e Adriano (ambos PT), Jamir (PSB) e Willian (PDT).