Poder – Felipe Laux

Ainda o 13º…
Devido à grande repercussão da matéria de semana passada aqui no Repercussão sobre o 13º salário dos vereadores de Sapiranga, questionei o que cada um dos três parlamentares, que são contra a proposta, farão quando receberem os seus benefícios, no próximo dia 15/12. 
Vereador Sandro Seixas (PP) disse que irá devolver o 13º salário aos cofres públicos. Já Balardin (PTB), disse que somente após receber o subsídio irá definir o que fazer com o dinheiro e fez duras críticas a “alguns” colegas. “Tem vereador que foi favorável ao 13º salário e está mandando famílias me procurarem, dizendo que vou distribuir o 13º salário para essas pessoas”, frisou o petebista, em tom de irritação. Bruna Blos (PP) frisou que irá esperar o pagamento para então, definir o que irá fazer. “Nem sei se realmente os vereadores irão receber o 13º salário. Fui contrária ao pagamento e depois não fiquei sabendo de mais nada sobre o tema”, frisou Bruna.
Zona mista
A gestão da RS-239 gera tantas controvérsias em Campo Bom, que na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira (3), Alexandre Hoffmeister (PP) e Victor Souza (PCdoB), foram para a sala ao lado do plenário terminar o áspero debate. Deoclécio Schuetz (PMDB), teve que sair do seu lugar e pedir que os colegas diminuíssem o `volume’ do polêmico assunto. Depois, tudo voltou ao normal.
PMDB X PT
A campanha de rua para as eleições 2014 não iniciou, mas vereadores do PMDB de Campo Bom tratam de colocar lenha na fogueira. Contrariados com o anúncio do fechamento da Escola Estadual Quatro Colônias,  peemedebistas são autores de pedido de esclarecimentos, também protocolado no Ministério Público, sobre o encerramento das atividades da escola que atende cerca de 30 alunos, do 6º ao 8º ano.
Empresas para Araricá
Vereador Gilberto Elsenbach (PROS) tem lutado para a instalação de novas empresas no município. Juntamente com o prefeito Sergio Machado (PMDB), Gilberto articula reuniões com empresários para atrair novos empreendimentos ao município. 
Direito de resposta de Bruna Blos:
“Em esclarecimento às equivocadas colocações do Presidente Beto, na matéria da página 4 do Jornal Repercussão do dia 28/11, destaco que o Projeto do Lixo, se aprovado, prioriza a conscientização da população acerca do descarte correto do lixo e será passível de multa apenas o indivíduo que jogar lixo no ambiente público. O foco não é a aplicação de multas, e sim, erradicar o risco de alagamentos, proporcionando nova conduta de educação ambiental, bem como, a preservação da saúde pública”, diz Bruna Blos (PP). 
Dívidas negociadas em Nova Hartz
Câmara de Vereadores de Nova Hartz autorizou o prefeito Arlem Tasso (PT, foto) a parcelar dívida história de energia elétrica com a empresa Rio Grande Energia (RGE). O débito gerado é dos anos de 1999 a 2005, referente a iluminação pública, energia elétrica dos semáforos e consumo mensal.