Poder – Felipe Laux

Quase uma virada de mesa!
Sessão da Câmara de Vereadores de Nova Hartz da última segunda-feira (16) pegou fogo, a começar pela eleição da presidência da Casa para 2014, que quase escapou das mãos de Benedito (PT). Minutos antes da sessão, a oposição, formada por Colombo, Osmar e Jairo (todos PMDB), Pedrinho (PSC) e Cléo Hendges (PROS) ainda corria atrás do voto de Willian Bauer (PDT), para aplicar uma verdadeira “virada de mesa”. No próprio momento da inscrição de chapas, Cléo encostou no ouvido de Bauer e disse “vem com a gente, a presidência será tua!”. 
Filho do vice
A proposta da oposição, no entanto, não seduziu Willian, que é filho do vice-prefeito, Nelson Bauer (PDT), o “Alemão”. Aliás, antes da sessão, vereador da oposição relatou a este colunista que o prefeito Arlem Tasso (PT) e o seu vice estariam rachados, e que o voto de Willian não seria em Benedito. Sobre o racha, Arlem e Alemão garantem não existir e que é invenção da oposição. Nelson, inclusive, assumirá a Prefeitura nas férias de Arlem, início de janeiro.
Sapiranga
Já começa a passar dos limites o número de supressões das falas dos vereadores de Sapiranga aprovadas neste ano na Câmara. “É o único momento em que o vereador pode se manifestar na tribuna e reivindicar, daí ainda cortam esse espaço”, disse Gilberto Gêmeos (PT). Nesta semana, mais uma supressão foi aprovada, para irritação do público presente. Dico e Gêmeos, ambos do PT, foram contra.
Tudo misturado
Impressiona a composição da chapa inscrita para a Mesa da Câmara de Sapiranga do ano que vem. PMDB (Guto), PDT (Vilmar Machado) e PSB (Camilo). Até aí tudo normal. A surpresa é a presença do PT, rival eterno do PP na cidade. A petista Cleidi do Prado, que já vota projetos de acordo com a bancada governista, faz parte na chapa. Apesar de comandar o governo, nenhum progressista aparecerá na Mesa da Casa. Acordos?