Poder – Felipe Laux

O ano promete!
Eleições e Copa do Mundo. Somente citando esses dois grandes eventos que ocorrerão no Brasil neste ano, já é possível afirmar que o 2014 promete muito “pano para a manga” no país. Dilma Rousseff será reeleita presidenta da República? Será que teremos novas manifestações neste ano, como o histórico “Vem Pra Rua” de 2013? E no Governo do Estado, será que Ana Amélia Lemos (PP), Vieira da Cunha (PDT), ou algum outro nome, conseguirá derrubar o petista Tarso Genro do Piratini?    
Entrou cortando…
O novo presidente da Câmara de Sapiranga, Alvacir Grooders, o Guto (PMDB), nem bem assumiu o posto e já cortou cargos de confiança para chamar concursados, por determinação do Ministério Público (MP). Um dos cargos escolhidos para a exoneração foi da vereadora Bruna Blos (PP). Bruna, aliás, foi a única que não votou em Guto para presidente. Ela se absteve, mas garante que não tem nada contra Guto. Bruna não é favorável ao fato do PP não ter vereador na Mesa Diretora de 2014. Guto, por sua vez, garante que o corte do cargo de Bruna não foi retaliação.
Vicente Selistre
O socialista e presidente do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, Vicente Selistre, já está com os olhos em outubro. Selistre concorrerá a deputado estadual e garantiu a este colunista estar feliz com a receptividade de sua pré-candidatura. O socialista garante que os apoios ao seu nome aumentam a cada dia.
Nova Hartz
 Um possível racha entre o prefeito de Nova Hartz, Arlem Tasso (PT) e o seu vice, Nelson Bauer (PDT), informado pela oposição no último mês, parece mesmo que não procede. Bauer assumiu a Prefeitura nas férias de Tasso e os dois garantem estar em “sintonia plena”.
Faisal Karam
O prefeito de Campo Bom, Faisal Karam (PMDB), assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS).
Presença incomum…
A presença da vereadora Cleidi do Prado (PT, foto) como 1ª secretária na Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Sapiranga para 2014 provocou a ira de várias lideranças petistas na cidade, que lamentaram o fato para este colunista. Os “caciques do PT” afirmam que a postura da vereadora deveria ser de oposição ao governo da prefeita Corinha Molling (PP), visto que PP e PT são eternos rivais na Cidade das Rosas. 
Contradição e mudança de partido
A assessoria de Cleidi informa que a busca pelo espaço na Mesa foi aprovada em conversa com o presidente do PT, Egon Kirchheim, e com os outros vereadores da sigla (que também votaram na chapa da qual Cleidi participou e elegeu Guto do PMDB de presidente). No entanto, Kirchheim diz que desconhece qualquer conversa sua com Cleidi para tratar da participação dela na Mesa e disse que o assunto não foi discutido dentro do partido. A assessoria da vereadora reafirmou que ela continua no partido e não está ensaiando uma saída da sigla.