Poder – Felipe Laux

Menos secretarias e menos diárias
Vereadores de Araricá querem a redução de secretarias no município. Ao todo são 14 pastas. Projeto de indicação pede que o prefeito, Sergio Machado (PMDB), reduza para sete secretarias. Afirmam que o município economizaria R$600 mil por ano nisso. Até aí, ok. Porém, na minha opinião, os parlamentares devem se preocupar primeiramente em diminuir os gastos absurdos com diárias na própria Câmara, que já chegam aos R$165 mil nesta legislatura! Após isso,  daí sim, terão “moral” para ir cobrar de Machado.
CPI das facilidades das guias de ITBI
Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada na Câmara de Vereadores de Sapiranga para apurar supostas denúncias de recebimento de propina na Prefeitura de Sapiranga para a liberação facilitada de guias do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (IBTI), foi finalizada. Presidente da CPI, vereador Nico (SDD), disse que as denúncias de Bruna Blos (PP) foram evasivas, sem quaisquer provas das irregularidades. “A vereadora ainda causou danos morais à Prefeitura e aos servidores que fazem este trabalho”, disse Nico. Já Bruna, frisou que somente recebeu as denúncias e repassou ao plenário, não sendo ela a autora das acusações. 
Arlem lamenta
Prefeito de Nova Hartz, Arlem Tasso (PT), utilizou seu perfil em rede social da internet para lamentar mais uma casa destruída pelo fogo na cidade. Nova Hartz não possui equipamentos e nem uma sede do Corpo de Bombeiros, ficando “refém” do serviço prestado por outros municípios, como Sapiranga. O prefeito esteve reunido mais uma vez na semana passada no Governo do Estado cobrando providências.   
Bruna e o PP
A informação que você leu nesta coluna na semana passada, falando que a vereadora sapiranguense Bruna Blos “nem é mais tão PP assim e deve mudar  de sigla em breve”, é apenas uma opinião deste colunista. Em nenhum momento as palavras saíram da boca de Bruna para este espaço opinativo.
Campo Bom
Em Campo Bom, Alexandre Hoffmeister (PP) é o nome mais cotado para ser o presidente da Câmara em 2015.
Não confere
Vereador de Araricá, Paulo Foss (PP), disse na sessão da Câmara que uma das maiores empresas do município, a Plastibordo, demitirá funcionários. Mas, de acordo com os proprietários da empresa, a informação não procede.  
Vítimas de alagamentos
Vereador de Nova Hartz, Cléo Hendges (PROS), sugere ao prefeito Arlem Tasso que seja concedida a isenção de pagamento de parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para proprietários de imóveis vítimas de enchentes e alagamentos na cidade.
Pedidos de informações
Artigo do Regimento Interno da Câmara de Sapiranga foi alterado e agora não há mais necessidade dos pedidos de informações serem aprovados em plenário. A Mesa da Casa ficará responsável por repassar os pedidos à Prefeitura. Foram contrários à proposta Aquelino, João Moraes, Dico e Gemêos (todos PT) e Bruna Blos (PP).