Poder – Felipe Laux

Ficha limpa tira secretário
Valdir Cardoso (foto ao lado) não é mais o secretário da Assistência Social de Sapiranga. A informação para essa coluna vem diretamente da prefeita Corinha Molling (PP), que falou direto de São Paulo, onde participou nesta semana de feira do setor coureiro-calçadista. Todos os cargos de confiança (cc’s) e funções gratificadas (fg’s) da Prefeitura tinham até o dia 10 de janeiro para apresentarem a documentação junto ao Departamento Pessoal (DP), comprovando a Ficha Limpa perante órgãos cíveis e criminais.
A lei é válida para todos…
Corinha foi informada pelo DP que, com a lei do Ficha Limpa valendo, Valdir não está apto para continuar no cargo. A prefeita afirma que ainda não falou com Cardoso sobre a situação, mas garante que “a lei é válida para todos”. O novo titular da pasta deve ser anunciado nos próximos dias. Este colunista tentou contato com Cardoso, mas o seu celular permanecia desligado durante essa quarta-feira.
Está devendo
Se tem uma área em que o governo do prefeito, Faisal Karam (PMDB), deixa a desejar, é a habitação. Além da conhecida área irregular de moradias na Av. São Leopoldo, outra ocupação que inspira cuidados é a da Rua Alvorada, no bairro Aurora. Essa última, por sinal, está cravada justamente embaixo de linhas de transmissão. Um perigo para as famílias.
PROS na TV
Vereadores do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Gilberto Elsenbach, de Araricá, e Cléo Hendges, de Nova Hartz, apareceram na televisão nos últimos dias, durante propaganda da sigla. 
PP Campo Bom
O Partido Progressista (PP) de Campo Bom já definiu: nas eleições de outubro vai apoiar Fixinha para deputado estadual e Renato Molling para deputado federal.
Nota 7 para Sergio Machado
Questionado pela reportagem, o novo presidente da Câmara de Vereadores de Araricá, Gelson da Silva (PROS), avaliou o governo do prefeito Sergio Machado (pmdb). “O serviço do posto de saúde do centro precisa evoluir”, disse. Gelson afirma que, às vezes, os moradores procuram médico e determinados remédios sem sucesso. “Dou nota 7”.
Sergio projeta 2014 melhor
O prefeito de Araricá, Sergio Machado, reconhece que ainda há muito para melhorar na cidade, mas cita as inúmeras ações positivas realizadas em seu primeiro ano de governo, como o pagamento de dívidas herdadas de 2011 e 2012 e a diminuição da folha de pagamento da Prefeitura. Machado projeta um 2014 bem melhor do que 2013.
Trapalhadas da EGR
O ano começa e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deixa campo-bonenses furiosos. Em novembro, a estatal anunciou que iniciaria o cadastramento de motoristas interessados na isenção junto ao pedágio da RS-239. Dias após o anúncio, a estatal voltou atrás. Reunião do Corepe no próximo mês será “quente” entre as lideranças.