Poder – Felipe Laux

Irritação de Guto…
A raiva do presidente da Câmara de Sapiranga, Guto (PMDB), era tanta pelo “furo” dado por esta coluna na semana passada (de que dois vereadores quase foram as vias de fato em reunião a portas fechadas quando o assunto era o segundo assessor) que as críticas sobraram para o Repercussão. Com medo de “manchar” o ano de sua presidência, Guto disse que esta coluna mentiu sobre o episódio. Não satisfeito, o presidente foi além e disparou contra o jornal: “tinha que ter ligado pra mim e perguntado o que aconteceu, pois a Câmara que banca o jornal”. Quanta audácia e uma colocação totalmente infundada!  
A verdade…
A Câmara contribui, sim, anualmente com vários jornais através de assinaturas, mas o valor passa longe de bancar nossas despesas. O que Guto ainda não entendeu é que com o Repercussão é diferente. Não vamos deixar de publicar a verdade por a Câmara ter X ou Y número de assinaturas. Este é um dos quesitos (publicar a verdade) que nos faz, em um ano de existência, ter ganho o respeito da comunidade, do setor empresarial e político da região. E mais, por que ligar para Guto se outros quatro vereadores (sendo que dois deles, inclusive, são favoráveis ao segundo assessor) já haviam confirmado o ocorrido para este colunista? O que os outros vereadores falam não vale? 
Guto se retratou…
Na terça-feira (18) o vereador Guto procurou o jornal para pedir desculpas pela sua postura agressiva. Ele ressaltou que o Repercussão fala a verdade, mas que foi mal informado por outros vereadores sobre o episódio. “Houve sim uma discussão, mas só isso”, resumiu Guto. Sobre o segundo assessor, ele descartou. “Não votaremos isso”. 
CPI deve ser instalada em Araricá
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) deverá ser aberta nas próximas semanas em Araricá. Os vereadores Gelson, Gilberto e Max (os três do PROS), Clóvis (PSDB), Adriano (PMDB) e Paulo e Ari (ambos PP) solicitaram para a Prefeitura um pedido de informação sobre os serviços prestados pelo colega Flávio Maciel (PMDB) ao município entre os anos de 2007 e 2013. Eles questionam a forma como o advogado (e hoje vereador) foi contratado na época, bem como cópias de contratos, empenhos, notas fiscais e pagamentos dos seus serviços. 
Maciel tranquilo…
O vereador Flávio Maciel garante estar tranquilo com uma possível investigação. “Os serviços foram prestados da melhor forma possível para a Prefeitura, tudo de forma transparente”, frisou. Maciel trabalhou prestando assessoria para a regularização fundiária na cidade no ano de 2010. Antes disso, entre 2007 e 2008, respondia como procurador do município.
Segundo assessor e trocas
Corinha Molling (PP) opinou sobre a proposta do segundo assessor para os vereadores. “O dinheiro não vai sair daqui!”, disse sorrindo. – A prefeita também anunciou Antônio Carlos Pinto como novo secretário de Assistência Social. – Outra mudança confirmada é na Saúde. Janete Hess deixa o comando da pasta. No seu lugar entra Emerson Leite (ex-coordenador da Farmácia Municipal). – Corinha Molling disse ainda que anunciará nos próximos dias o substituto de Flávio Konzen, que pediu exoneração na Fazenda.