Poder – Felipe Laux

Agora vai?
A polêmica do segundo assessor para cada vereador em Sapiranga parece estar resolvida ou, ao menos, quase (falta a votação). Embora não admita abertamente, o presidente da Câmara, Guto (PMDB), não resistiu à pressão de vários colegas. Inclusive na semana passada, conforme publicado nesta coluna, Guto disse que o segundo assessor não seria colocado. Mas, como na política tudo pode mudar, Guto agora propõe a não utilização de diárias para compensar o gasto com os assessores. Uma ideia simples que deixo: não para os assessores a mais e não para o uso de diárias! 
Maciel mira o PDT em Araricá
A declaração do vereador Flávio Maciel (PMDB) na sessão da Câmara de Araricá foi direta: ele não concorre a mais nenhum cargo pelo partido na cidade. É nítido que Maciel está incomodado há tempos na sigla, mas só não muda de partido porque perderia o mandato de vereador. Maciel, que na próxima eleição tem o desejo de concorrer a prefeito de Araricá, afirmou para este colunista que já flerta com o PDT do município.
Desconto no salário!
Flávio Maciel, inclusive, tem sido pivô de polêmicas em Araricá. Alvo de uma possível CPI, que investigará trabalhos do vereador quando prestava serviços no ramo jurídico da Prefeitura entre 2007 e 2012, o vereador ainda tenta garantir o salário cheio do mês de fevereiro na Câmara. É que Maciel não compareceu na primeira sessão do ano, no dia 5 de fevereiro, pois estava em viagem particular. O presidente da Casa, Gelson (PROS), já disse: Maciel terá descontado no contracheque a ausência na sessão!
Redução Diárias
O racha fica em evidência na Câmara de Araricá. É praticamente Maciel contra todos. Nesta semana, o peemedebista teve rejeitado por cinco votos e duas abstenções o seu projeto, que reduzia em 50% o valor das diárias de vereadores. Os parlamentares garantiram que não foram chamados por Maciel para debater o assunto e lembraram que em dezembro já reduziram o valor das diárias em 20%.  
Para março
Azedou a audiência pública organizada por vereadores de Campo Bom para cobrar da AES Sul explicações do péssimo atendimento prestado após os temporais de 31 de janeiro. O encontro ficou para depois da programação gauchesca, no Parque do Trabalhador, no dia 12 de março.
Sem a AES Sul
A AES Sul, mostrando não estar preocupada com os prejuízos, não mandaria representantes.
Arlem e Sergio com Dilma
Os prefeitos Arlem Tasso (do PT de Nova Hartz) e Sergio Machado (do PMDB de Araricá), receberam da presidenta Dilma Rousseff (PT, foto), um caminhão-caçamba cada. O repasse ocorreu em Caxias do Sul, na semana passada, durante visita de Dilma ao Estado.