Poder – Felipe Laux

Trem só daqui a 30 anos?
Infelizmente, o título desta matéria praticamente dá um banho de água fria em quem pensava que a extensão do trem até Sapiranga, passando por Campo Bom, estaria concluída em um futuro bem próximo (entre 7 e 10 anos). Pois, nome influente na Trensurb relatou para esta coluna que o sonho de mobilidade da região deve demorar ainda cerca de 30 anos para sair do papel. “O estudo de viabilidade está sendo feito, porém, a obra terá um custo caro e não tenho esperanças que isso seja realizado antes dos próximos 30 anos”, disse a fonte, que pediu para ter o nome preservado.
 
Nem “os grandes” conseguem…
Um dos argumentos utilizados para o pessimismo dessa fonte é de que regiões bem mais populosas sempre serão prioritárias para investimentos dos governos. “Até mesmo essas regiões enfrentam dificuldades em conseguir os bilionários recursos federais para as obras”, concluiu a fonte.
Nova troca
Mais um secretário deixa o governo de Corinha Molling. Desta vez, Maurício Regla (foto), do Planejamento Urbano, pediu a sua exoneração. Regla alegou assuntos de sua vida profissional para o desligamento e disse para este colunista que o diálogo e confiança no governo de Corinha continuam firmes. Em seu lugar fica o funcionário de carreira Edison Conceição.
Super secretária
Os êxitos que o governo do prefeito Faisal Karam vem obtendo na educação é reconhecido pelos vereadores oposicionistas. Um deles costuma até dizer da tribuna que a secretária de Educação e Cultura, Eliane dos Reis (foto), é uma super secretária. Outros, mais sonhadores, dizem até pensar em uma aproximação com o PMDB se Eliane for a candidata do partido nas eleições de 2016.
Jogador caro…
Em Araricá, vereador Sérgio Arruda (PP) foi para a tribuna e criticou os altos gastos com diárias da Câmara em 2013. “Só utilizei uns 3 mil e pouco”, disse. O seu colega, Max (PROS), presidente da Casa em 2013, aproveitou para dar a sua opinião: “Prefiro ser um jogador caro e trazer benefícios para o time! Qual time quer um perna de pau?”. Max referiu-se às articulações de emendas parlamentares que diz ter feito em Brasília nas suas idas. “Também estou intermediando a vinda de empresas para Araricá”, finalizou.
AES Sul castiga em dose dupla
Depois de deixar consumidores de Campo Bom por até seis dias sem energia elétrica, a AES Sul volta a castigar o campo-bonense. Adiou duas vezes a ida até o município para explicar os motivos da demora para restabelecer o serviço. Audiência deve ocorrer na sexta (21), na Câmara de Vereadores.
Reunião da EGR e Corepe
Encontro da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) com o Conselho Comunitário das Regiões de Rodovias Pedagiadas (Corepe) ocorre nesta quinta-feira, em Sapiranga. Um dos membros do Corepe da RS-239 é o vereador Dico (foto, PT de Sapiranga).