Poder – Felipe Laux

“No meu dinheiro, mando eu”
Vereador Camilo (PSB) de Sapiranga disparou na tribuna contra Bruna Blos (PP) nesta semana: “O meu dinheiro quem administra sou eu e faço o que bem entender, vereadora!”. Bruna pediu cópia do áudio da sessão da Câmara de semana passada, quando Camilo disse que levou três pessoas para realizarem exames de saúde e pagou do seu próprio bolso. “Não compactuo com esse tipo de coisa, de pagar exames. Isso não faz parte da ética na política”, disse Bruna. Camilo reiterou que “Bruna só quer destruir os colegas vereadores, ao invés de se preocupar com projetos para a cidade e menos com essas coisinhas”, frisou Camilo. 
Troca de acusações
A sessão de Sapiranga também teve a troca de ofensas entre João Moraes (PT) e Nico (SDD). Moraes disse que Nico fica trocando toda hora de partido para estar no poder e que só saiu do PT porque o partido perdeu a Prefeitura. Além disso, deu a entender que Nico negocia cargos. Já Nico, rebateu questionando de onde vem o dinheiro para as campanhas “milionárias” de Moraes e ainda frisou que o PT o “torrou” quando ele votou a favor dos 180 CC’s no início do governo Corinha. “PT governava com 285 CC’s e não queria que aprovássemos 180 CC’s para a Corinha poder iniciar o seu governo. Dai já é demais!”, disse Nico.
Mesa 2015
Vereador de Sapiranga, João Moraes (PT), comentou na tribuna assunto publicado nesta coluna na semana passada: “Para mim não tem nada definido sobre a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores em 2015”. Outro vereador já confidenciou a este colunista que a briga vai  ser grande para a disputa da presidência. “Deveremos ter umas três chapas inscritas”, disse o parlamentar.
Troca de postes
Max (PROS), de Araricá, vai à AES Sul pedir a troca de postes na Rua Rodolfo Dreyer, pois os mesmos já estão causando perigo aos moradores e comunidade.
Cristas baixas
Em Campo Bom, tudo se encaminha para uma nova vitória do PMDB em 2016. Enquanto PP e PPS atuam como coadjuvantes no governo Faisal, PC do B e PSB tentam milagre da multiplicação. Oposição tem só 11 mil votos. 
Lançamento de candidaturas
Os candidatos a deputado estadual, Nelson Spolaor (PT, foto acima à esquerda), e Victor Souza (PCdoB, foto acima à direita) lançaram suas candidaturas em eventos para simpatizantes no último final de semana. Spolaor recebeu, entre outros apoiadores, o governador Tarso Genro. Já Victor, teve a presença de nomes como João Derly. 
“Eu queria concorrer sem partido. Só pelo meu nome. Partido é tudo a mesma coisa. Lá em Brasília, o PMDB está mamando no governo, assim como as outras siglas”. Guto (PMDB), presidente da Câmara de Sapiranga