Podas drásticas no inverno motivam ações nos municípios

Verdadeiras agressões ao meio ambiente ocorrem indiscriminadamente nos municípios nesta época do ano: são os cortes irregulares de árvores.
Para diminuir os casos de podas drásticas promovidas pelos moradores, às vezes, até mesmo sem qualquer tipo de autorização e licença, as secretarias de Meio Ambiente dos municípios (confira box ao lado), tentam através da conscientização coletiva, mostrar que esta prática é extremamente prejudicial para as plantas que, em alguns casos, chegam até a morrer.
Desta forma, dois municípios largam na frente quando o tema são podas: Campo Bom e Nova Hartz. Os campo-bonenses estão habituados a realizarem o corte das árvores para que a Prefeitura faça o recolhimento. Meses atrás, Nova Hartz lançou a campanha Podar Não é Legal.
Critérios nas prefeituras:
Araricá – Licença para podas devem ser obtidas na Prefeitura.
Campo Bom – Os moradores precisam obedecer a data estabelecida pela Prefeitura. O serviço encerra no final de agosto. Informações: 3597-1202.
Sapiranga – Antes de podar, o morador deve procurar a diretoria de Meio Ambiente e solicitar autorização. Informações 3599-9500, ramal 223.
Nova Hartz – As podas ocorrem nos meses de maio, junho e julho. Antes do trabalho é necessário pedir autorização para a Prefeitura. Informações: 3565-1111.
Sem punições
Nos municípios consultados, não foram relatadas multas aplicadas nos contribuintes. Este dispositivo, conforme o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Araricá, Gustavo Uriartt, é a última alternativa do Poder Público.
Caminhões recolhem
Apenas Araricá ainda não possui um caminhão triturador de galhos para realizar a compostagem orgânica. Desta forma, as podas de árvores urbanas no município são encaminhadas para área apropriada e de propriedade da Prefeitura.
Sapiranga recomenda
A Prefeitura começará a notificar situações de reincidência nos casos de podas drásticas. Cabe ao proprietário dar o destino ao material da poda. Sofás, restos de construção e utensílios também cabe ao proprietário dar o destino correto.
Saiba como deve ser a poda correta:
Levantamento da copa:
Um dos métodos mais indicados pelas secretarias de Meio Ambiente é cortar até 30% da copa de uma árvore, retirando galhos que coloquem em risco os moradores.
Poda central de iluminação:
Este método é usado para eliminar ramos que impedem a penetração do sol no espaço desejado. Esta prática usada também para retirar galhos da rede elétrica.
Poda ou corte lateral:
É realizada para manter um espaço adequado entre as fileiras de plantas. Permite a passagem de máquinas e veículos, facilitando o trânsito de caminhões.
Árvore podada no seu topo:
Efetuada para manter a altura da planta num limite adequado ao crescimento ordenado. Método usado para evitar que seus galhos atinjam redes de alta tensão na área urbana.