Plano para desenvolver meio rural é apresentado

Sapiranga – Uma importante conquista em 2017 foi a conclusão do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR), aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pela prefeita Corinha Molling. O plano que projeta ações práticas para incentivar a produção agropecuária na cidade teve na terça-feira (20) um encontro com secretários municipais, vereadores, produtores e a comunidade na Câmara de Vereadores para explicar todos os passos do Plano.

A reunião da terça-feira, no Plenário do Legislativo do Município, teve a participação da prefeita Corinha Molling; gerente regional da Emater, Ademir Santin; diretor técnico da Emater, Lino Moura; engenheiro agrônomo e chefe do escritório da Emater em Sapiranga, Mateus Faria de Melo; e do conselheiro de Picada dos Nabos, Jorge Beker, representando o Conselho Municipal. Em seu pronunciamento, Corinha destacou o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural a favor dos agricultores. “Este Plano favorecerá o desenvolvimento dos agricultores”.

Secretário destaca

O Plano foi desenvolvido com métodos participativos, através de avaliação de documentos já existentes e de amplos diálogos nas comunidades e no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. ‘’O PMDR é o resultado de esforços coletivos da comunidade e da Administração Municipal, que deixa registrados os compromissos entre agricultores, sociedade e o governo municipal sobre as prioridades escolhidas’’, destacou o secretário de Agricultura, Valdes Cavalheiro de Araújo.

DEMANDAS DE INFRAESTRUTURA

– Manutenção de estradas rurais
– Energia trifásica
– Abastecimento de água nas comunidades
– Sucessão rural/juventude
– Valorização da comunidade e Urbanização

CADEIAS PRODUTIVAS

– Agricultura Orgânica
– Hortifrutigranjeiros
– Agroindústrias familiares
– Turismo Rural
– Piscicultura