Plano de Turismo detalha estratégias para alavancar o setor em Sapiranga

Sapiranga – Na tarde de terça-feira, 2 de abril, a Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, realizou a apresentação à comunidade do Plano Municipal de Turismo. Desenvolvido com o auxílio da consultoria da empresa Serrasul Eventos, Comunicação e Turismo e também do Conselho Municipal de Turismo (Comtur-Sapi) de Sapiranga, o estudo foi realizado ao longo de 2018 e prevê metas e iniciativas que desenvolverão o setor nos próximos quatro anos. Diversas pessoas de diferentes segmentos acompanharam a exposição das metas para o turismo da cidade.

A prefeita, Corinha Molling acompanhou a apresentação do plano e em sua mensagem destacou a importância que os pontos turísticos representam para Sapiranga. “Em 2013 quando assumi a prefeitura, da minha sala eu olhei para o morro (Ferrabraz) e pensei: a riqueza e o desenvolvimento do nosso município vai vir desse morro, pontuou. “O que nós estamos plantando hoje aqui talvez apareça resultados só daqui 10 anos, outros antes, mas a visão que a Administração precisa ter é de projeto de 10, 20, 30, 40 e até 50 anos”, completou a prefeita, ressaltando ainda que a cidade, unida, precisa pensar grande dando um passo de cada vez.

Fatores de competitividade

Morro Ferrabraz é ponto de interesse | Foto: Sabrina Strack

A apresentação do plano foi realizada pelos consultores da Serrasul Eventos, Comunicação e Turismo, Luciane Schommer e Trajano Arantes de Oliveira. Ao detalharem o plano, os consultores enfatizaram que a proposta está baseada em seis fatores de competitividade: regionalização, hospitalidade, experiência, sustentabilidade, cooperação e tecnologia.

Dentro destes fatores, a segmentação turística do município foi dividida em turismo de natureza, turismo de aventura, turismo rural e turismo cultural. Para que os objetivos da proposta possam ser alcançados, um plano de ação integrado foi desenvolvido no qual cinco objetivos foram traçados com definição de metas para serem executadas a partir de agora, todas envolvendo o poder público, a iniciativa privada e a comunidade e com indicadores de acompanhamento para que os objetivos de desenvolvimento do turismo sejam satisfatórios.

Turismóloga da cidade e ONG avaliam importância do plano para o desenvolvimento

Para a turismóloga do município, Letícia Schumacher, o trabalho de elaboração do plano servirá para a gestão do setor. “Ele foi realizado com bastante diálogo com a comunidade e empresários do setor. Sem dúvida será uma ferramenta importante na gestão do desenvolvimento do turismo de Sapiranga”, declarou Letícia. Para Luis Fernando Stumpf, biólogo e diretor da ONG Araçá-Piranga, é importante que o plano contemple e promova a educação ambiental. “Plano que contempla respeito a natureza e biodiversidade, promova a educação e conhecimento sobre patrimonio histórico cultural e ambiental da ARIE do Morro Ferrabraz e sua Reserva da Biosfera”, destaca Stumpf.

Texto: Sabrina Strack

Foto: PMS / Sabrina Strack