Plano de instalação de câmeras de segurança está em andamento em Campo Bom

Campo Bom – A reativação das câmeras de segurança do sistema público de Campo Bom deve acontecer ainda no primeiro trimestre do ano. O acréscimo da tecnologia para a segurança pública prevê a locação de 20 novas câmeras com alta capacidade de alcance, resolução e imagem, e a substituição das 16 câmeras existentes, danificadas ou obsoletas. Em recente entrevista para a edição especial do caderno de aniversário de Campo Bom, o prefeito Luciano Orsi, explicou a situação.“Homologamos no fim de 2019 a licitação. Conseguimos ter uma redução importante de valores em função da concorrência gerada. Agora, são 30 dias para a empresa fazer todo o seu plano de trabalho, verificar junto com as forças de segurança – Secretaria de Segurança, GGI-M – os pontos que estão previamente previstos e ajustar algumas questões onde ficariam mais efetivas, e depois desses 30 dias, eu acredito que, no máximo, são mais 60 dias para instalar. A instalação é rápida. Acredito e espero que, no máximo, até abril, estamos com as câmeras iniciando o monitoramento”, garantiu Orsi. A empresa DGT será responsável pela instalação e cabeamento em fibra ótica. E também está previsto a locação de equipamentos para a central, com servidor, storage, estação de trabalho, monitores, softwares e tudo o que for preciso para a central com alta capacidade de operação.

Secretário está mais otimista e acredita em um prazo menor para a instalação

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública de Campo Bom, Rosalino Seara, “o contrato foi assinado com a empresa DGT no dia 16 de janeiro. Os trabalhos estão em andamento e acredita-se que em 15 dias estará pronto”, afirmou nesta semana.

Diagnóstico da tecnologia

Ainda segundo Orsi, a tecnologia tem um desenvolvimento muito rápido. “O nosso diagnóstico é que o sistema de aquisição está um pouco ultrapassado. Avaliamos como as coisas estão girando e ocorrendo em termos disso e percebemos que muitas cidades estavam buscando fazer locação de equipamentos. Isso proporciona garantias, tudo através de garantias contratuais, possibilitando sempre contar com novidades e com modelos adequados e avançando conforme a tecnologia avança. Tínhamos o sistema, com algumas câmeras analógicas outras digitais e era bem misturado. Algumas funcionando e outras não. E dentro dessa questão que estamos implantando – que é a locação de 36 câmeras ao invés das 16 existentes – vamos recuperar todas (as 16) e implantaremos mais 20 com tecnologia totalmente nova e moderna. A empresa terá que dar todo o apoio em 24 horas, se deu algum problema, em um prazo de 24 horas tem que estar funcionando, caso contrário tem algum desconto e penalidade. Isso é a garantia que teremos um sistema e uma garantia de que teremos um sistema com funcionamento efetivo”.