Plano aponta as melhorias necessárias em Sapiranga

Estudos | Plano Diretor de Mobilidade Urbana aponta os locais onde a Prefeitura precisa intervir e projeta futuras obras

Sapiranga – O município será um dos primeiros do Estado a ter concluído o seu Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob). A elaboração do Plano – que deve ser encaminhado para apreciação e votação da Câmara de Vereadores até o final do ano – é uma exigência do Governo Federal e passará a ser critério da União para a liberação de recursos públicos aos municípios que desejam qualificar a mobilidade urbana das cidades.

Na prática, o diagnóstico que está em fase de finalização traz à tona os principais problemas existentes em uma série de áreas (veja box abaixo) nos municípios. Por outro lado, aponta quais intervenções e obras a curto, médio e longo prazo estão sendo planejadas pela Administração Pública. Entre os principais pontos estudados no PlanMob está a organização do transporte público. Este aliás, é um dos princípios do Plano de Mobilidade Urbana: fortalecer o transporte de massa, concedendo prioridade aos deslocamentos não motorizados em relação aos deslocamentos motorizados, assim como a prioridade do transporte coletivo em relação ao transporte por automóveis e motos.

Áreas com estudos*

– Conflitos viários
– Cruzamentos
– Sinalização
– Estacionamento
– Transporte público
– Táxi
– Transporte escolar
– Infraestrutura para pedestres
– Ciclovias
– Paradas de ônibus

* Listagem parcial extraída do Plano

Pontos que devem ser qualificados

Uma das primeiras ações que será colocada em prática pela Administração está na coleta e cadastro do itinerário usado pelas crianças para chegar às escolas. “Isso foi acertado com a Secretaria de Educação, para que estes dados sejam coletados com os pais no momento da matrícula. Hoje, o município não tem estas informações que são importantíssimas”, destaca Ariane Pereira Plangg, assessora jurídica da Procuradoria Geral da Prefeitura de Sapiranga e que acompanha a estruturação do PlanMob.

Depois que o diagnóstico for concluído, aprovado em audiência pública e pela Câmara de Vereadores, estarão definidas ações para serem implantadas a curto, médio e longo prazo. “Por exemplo, se o PlanMob apontar uma questão à longo prazo, a Prefeitura poderá iniciar a elaboração do projeto e solicitar recursos nas instâncias competentes”, destaca Ariane.
Pontos que estiverem ao alcance a curto prazo (como a implantação de uma linha de transporte até a Escola Técnica) serão implatadas mais rapidamente.

Quais são os pontos em que o Plano de Mobilidade Urbana indica melhorias

Nós viários
São cinco “nós” viários com conflitos: a RS-239, a RS-239 com a Rua Pres. Kennedy, a Av. 20 de Setembro com a Av. João Corrêa, a Rua Pres. Kennedy com a Av. Antão Farias e a Av. Mauá com a Rua Duque de Caxias.

Sinalização viária
O PlanMob identificou que a sinalização está mais presente na área central, mas falta sinalização vertical nos bairros residenciais. Foram encontradas placas em mau estado e implantadas de forma inadequada.

Transporte coletivo
Identificou que o atendimento é eficiente. Porém, salientou que o serviço peca na infraestrutura, no conforto dos usuários e na utilização de veículos antigos e não adaptados à necessidade de acessibilidade da população.

Paradas de ônibus
São 250 pontos de espera e embarque em Sapiranga. O PlanMob identificou que 37 do total possuem apenas placas indicativas e 62 são de paradas sem placas ou abrigos, o que comprova a carência de estrutura.

Transporte escolar
Aponta a necessidade de um projeto de moderação de tráfego em locais específicos, a sinalização horizontal e vertical desses pontos, necessidade de operações de trânsito próximo às escolas e programas educativos.

Ciclovias
O município possui 10,2 quilômetros de ciclovias, dividida em 7,2 km dentro do perímetro urbano e de responsabilidade da Prefeitura e 3 km na RS-239. O PlanMob deixou evidente que a infraestrutrura é insuficiente.

Cruzamentos
Foram diagnosticados seis principais cruzamentos: Avenida Mauá, Rua Sete de Setembro, Rua Duque de Caxias, Avenida 20 de Setembro, Rua Presidente Kennedy e a RS-239. A falta de sinalização é o principal problema.

Estacionamento
A gestão e administração das vagas privativas de Sapiranga é realizada pela empresa Rek Parking. Em 2014, a empresa identificou que 263.976 mil veículos ficaram estacionados na sua área de administração.

Infraestrutura ofertada
Ficou constatado que as ruas e avenidas não dão prioridade aos transportes coletivos, considerando que nenhuma delas possui faixa exclusiva para o trânsito de transporte público. Outra deficiência está nos pontos de espera.

Serviço de táxi
O PlanMob identificou que não há padronização das cores nos táxis e apenas apontou o modelo mais usado pelos profissionais. Não foram apontadas deficiencias ou carências junto aos profissionais.

Calçadas
A falta de manutenção e a ausência de acessibilidade estão entre as principais dificuldades encontradas. Postes instalados de forma incorreta também são problemas comuns.

Extensão da Av. Mauá
Conclusão até a RS-239 consta como meta a curto prazo. Porém, falta de recursos federais e disputas judiciais de moradores que residem no trecho que precisa ser construído impedem avanços das obras.