“Planejo criar a cidade do futuro”, diz prefeito Orsi sobre Campo Bom

Luciano Orsi foi entrevistado por José Marinho Foto: Reprodução/YouTube

Campo Bom – O prefeito reeleito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), em entrevista recente, destacou como o município investiu em tecnologia nos últimos quatro anos e explicou quais são suas ideias para o futuro.

 

Luciano afirmou, inicialmente, que assumiu sem muita experiência na área pública. “Quando se assume um compromisso dessa magnitude, tem que buscar as melhores formas para a cidade avançar cada vez mais e mais rápido, e não tem maneira melhor de uma cidade avançar se não pela tecnologia. Tecnologia é um investimento, e não gasto. Tudo que se investe em tecnologia retorna em qualidade de serviço, agilidade no atendimento ao cidadão, passa para outro patamar dentro da realidade dos municípios”, ressaltou Orsi.

 

Além disso, o prefeito pedetista explicou que seu objetivo é transformar Campo Bom em uma “cidade do futuro”. “Eu considero uma cidade do futuro que tenha equilíbrio entre a questão trabalhadora e empresária. Que tenha quantidade de empregos suficientes e bem remunerados para atender a população. Na habitação, que tenha condições de habitação para população de baixa renda, com segurança. Que seja uma cidade tecnológica, que facilite os controles, a interlocução entre a cidade e o serviço público e o cidadão”, projetou.

“Não me arrependo de cada real investido”

Entre os investimentos realizados em tecnologia nos primeiros anos da sua gestão, Orsi destacou a instalação de lâmpadas LED nos postes da via pública. “Investindo hoje, tu vai ver o retorno logo ali na frente. Iluminação de LED é investimento, assim como usina fotovoltaica. Daqui quatro anos é uma despesa eterna a menos que vamos ter. Pensamos na sustentabilidade futura do município. Tecnologia é sinônimo de economia“, destacou Orsi. Além disso, segundo o prefeito, foram investidos mais de R$ 2,7
milhões somente em computadores e equipamentos de informática, instalados nas escolas municipais e na biblioteca pública. “Fizemos investimentos na conectividade através da conexão de fibra ótica em todos os prédios públicos, temos tudo interligado. Queremos implantar pontos de internet livres em pontos da cidade”.

Foco na educação e formação de profissionais capacitados em tecnologia e inovação

Outro ponto destacado por Luciano Orsi foi a educação, em que, de acordo com o prefeito, teve a tecnologia inserida na base curricular. “Inserimos na base curricular do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental a programação e tecnologia da informação. Queremos formar muitos cidadãos com conteúdo forte, temos curso de programação Java pelo município. Queremos fomentar no jovem para que ele entre nessa era tecnológica, se qualifique, supra a demanda das empresas, seja melhor remunerado, e, consequentemente, eleve a qualidade de vida no município”, disse.