Pista de Bicicross está parada desde 2011

Sapiranga – “O Bicicross é o esporte mais família que existe” – Assim, o presidente do Departamento de Bicicross de Sapiranga, Vanderlei Piltz, inicia suas considerações sobre a importância deste esporte para sociedade. Cerca de oito familiares de Piltz, entre filho, sobrinhos e irmão, fazem parte desta modalidade, que cada vez mais, angaria premiações para o município.
Para que haja esta integração familiar, os praticantes do esporte se dirigem no mínimo três vezes por semana à sede do Clube 19 de Julho, durante a noite, para praticar, em função das diversas competições que participam, sejam elas estaduais ou nacionais.
No ano de 2010, Vanderlei, então presidente da Federação Gaúcha de Bicicross, solicitou junto à Administração Municipal de Sapiranga, que fosse construída uma pista para a prática do esporte, no Parque do Imigrante, melhorando a mobilidade dos alunos. Além disso, outro objetivo era promover projetos infantis no contraturno escolar, para crianças e adolescentes que se interessassem pelo esporte. Foram captados recursos do Governo Federal, através da Deputada Federal Manuela D’Ávila, além de uma contrapartida do município, totalizando R$ 148 mil. A intenção inicial era, com toda a estrutura do Parque, sediar até mesmo competições internacionais.
A alegria durou pouco. Poucos meses após o início das obras (2011), o projeto estagnou. Os motivos pelo qual isso aconteceu, ainda são desconhecidos, mas o contato do Departamento com a atual Administração, necessita ser retomado, para que com o menor tempo possível, possa haver continuação do projeto.

PREFEITURA

A Administração Municipal afirmou que a obra não poderá ter continuidade no Parque do Imigrante pois, em função do tempo que está parada, está deteriorada. Além disso, a intenção é construir junto a um parque que está sendo projetado no Bairro São Luiz, com fácil acesso para todos. Ainda segundo a prefeitura, é necessário pensar na cidade como um todo, pois o Parque do Imigrante está com um espaço reduzido para as crianças e projetos escolares, como a Escolinha de Trânsito, por exemplo.