Piloto da Equipe AGVL de Parapente é campeão brasileiro

Foto: Divulgação AGVL

Sapiranga – Os pilotos da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga (RS), mostraram mais uma vez a tradição do Estado no esporte e ficaram entre os melhores no Campeonato Brasileiro de Parapente.

Na segunda e última etapa da competição nacional, que ocorreu entre os dias 10 e 17 de setembro, em Santo Antônio da Alegria (SP), Lúcio Dal Pozzo confirmou o título na categoria Aspirante, enquanto Luciano Horn foi o 3º colocado na classe Open. Os resultados obtidos em São Paulo, somados aos da primeira etapa nacional disputada no mês de março, em Governador Valadares (MG), consagraram os atletas gaúchos. Ainda participaram da competição os pilotos Flávio Pinheiro – que também é o treinador da Equipe AGVL de Parapente -, Jarbas Batista de Melo, Maicon Corrêa, Marcos Raupp, Lucas Axelrud e Vagner Pilar. A Equipe AGVL de Parapente é incentivada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS – LIE, e tem patrocínio de Família Geisse – Vinhedos de Terroir.

“Eu já vinha batendo na trave há uns três, quatro anos, então me programei para tentar esse título esse ano. Treinei bastante graças ao apoio do Pró-Esporte RS e Família Geisse, inclusive antes da competição nos preparamos em provas em Minas Gerais e até mesmo numa etapa do Campeonato Paulista de Parapente, em Santo Antônio da Alegria. Estava vindo numa crescente, treinando bastante e troquei de equipamento, tudo isso me ajudou muito. Sou o primeiro gaúcho a ganhar na categoria Aspirante”, celebrou Dal Pozzo.

Para Luciano Horn, a disputa foi bastante equilibrada pois era a primeira vez que uma etapa do Brasileiro aconteceu na Ilha do Ar, em Santo Antônio da Alegria. “Na etapa eu acabei ficando em 10º lugar, do total de 120 pilotos, mas no ranking geral do ano fechei no 3º lugar. Foi bem gratificante, mesmo não tendo vencido. No voo livre, como não há uma disputa direta, você precisa fazer sempre o seu melhor, porque é a soma dos resultados que vai te dar o resultado no final. Fico muito contente, porque nas últimas três edições da competição encerrei no Top 5. Estou muito feliz com o desempenho de toda nossa equipe”, ressaltou Horn. “Agradeço todo o apoio do Pró-Esporte RS e da Família Geisse, porque está nos proporcionando treinar mais. Esperamos que nosso projeto junto ao Governo do Estado para 2023 seja aprovado, pois já estamos prevendo etapas do Circuito Mundial aqui no Brasil e na Espanha”, complementou.

Conforme o treinador da equipe AGVL , Flávio Pinheiro, os pilotos agora voltam suas atenções para o Campeonato Gaúcho de Parapente e Sul-Brasileiro de Parapente. “Vamos ter atividades intensas a partir do primeiro fim de semana de outubro, com treinamentos, em preparação para essas competições. Além disso, vamos ter uma série de treinos voltados para as categorias Novatos e Sport”, concluiu Pinheiro.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela Associação Gaúcha de Voo Livre pelo perfil do Instagram – @equipeagvlparapente.

Por Assessoria AGVL