Pesquisa garante economia na compra do ar tipo split

A procura por ar condicionado e a prestação de serviço na área sofre um aumento considerável nesta época do ano. Nas lojas é possível encontrar o produto em promoção, principalmente no modelo split. 
Fazer uma pesquisa de valores dos aparelhos também é uma prática que pode gerar economia na hora da compra. A mesma marca de aparelho com o mesmo BTU pode variar o valor a cada loja, conforme aponta a pesquisa realizada em estabelecimentos comerciais pela reportagem do Jornal Repercussão. 
Nesta época, com o aumento do uso do ar condicionado, é importante  colocar em prática algumas dicas, como explica o técnico em Refrigeração da empresa Climasinos, Charles Dorscheid. “Instalar com um técnico capacitado e fazer algumas verificações periodicamente, são medidas necessárias para um bom funcionamento do ar condicionado”, explica. Ele cita que alguns cuidados, como na limpeza do filtro da unidade interna (evaporadora) e a verificação da unidade externa (condensadora), pode ser realizada por qualquer pessoa. Somente em casos mais específicos é necessário chamar um técnico para verificar se há necessidade de fazer a limpeza.
Na hora da compra do ar condicionado é importante considerar a classe de consumo que o produto pertence. 
*O selo PROCEL de eficiência energética ajuda o consumidor a escolher seu produto levando em conta a economia e energia que ele proporciona. 
*Este selo classifica como “A” o modelo mais econômico e sucessivamente “B”, “C”,”D” e “E” para o aparelho menos eficiente energeticamente.
Na compra de um ar condicionado é importante considerar a garantia que o produto oferece. De um a três anos de garantia, somente se o aparelho for instalado por uma empresa credenciada pela fabricante.  A lista de empresas que são credenciadas para realizar o serviço de instalação pode ser consultada através do site da fabricante ou pelo 0800. A garantia quando não instalada por uma empresa habilitada terá um prazo de no máximo 90 dias, conforme prevê no Código de Defesa do Consumidor.
O Split Inverter é uma combinação de diversas tecnologias químico, físicas e eletromecânicas. Técnico em Refrigeração da Climasinos, Charles Dorscheid explica como o aparelho funciona: “juntas essas três tecnologias produzem melhor rendimento, aumentam o conforto e diminuem o consumo de energia, podendo chegar a 30% de economia”. Este cálculo é feito em relação ao ar condicionado convencional.