Pesquisa do Sebrae RS mostra alto grau de satisfação de fornecedores da Prefeitura de Sapiranga

Foto: Departamento de Comunicação

Por Prefeitura de Sapiranga

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae RS apontou 88,2% de satisfação com o atendimento do Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura de Sapiranga. Mostrou ainda que 50% dos entrevistados disseram estar muito satisfeitos. Os dados integram a segunda etapa do Eixo Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas.

 

A pesquisa contou com a participação de 68 empresas divididas em dois grupos iguais entre atuais fornecedores e não fornecedores da Prefeitura. O estudo também serviu para mapear e fomentar oportunidades para empresas com potencial de atuar junto à Prefeitura Municipal.

Para a secretária de Administração Fazendária de Sapiranga, Simone Melo, o feedback trazido pela pesquisa demonstra que o município tem trilhado um caminho de acertos, ao mesmo tempo em que busca a melhoria contínua de suas ações. ‘‘Nunca havíamos feito nada do gênero, mas já sentíamos a necessidade. Com certeza isso também esclareceu aos nossos fornecedores e possíveis fornecedores de que o Município tem a intenção de realizar processos sérios e transparentes de compras.’’ Simone também explica que o conjunto de informações coletadas no estudo servirá de base para a tomada de decisão de ações futuras. “Vamos nos utilizar das respostas dadas na pesquisa para melhorarmos nossos processos de contato com os fornecedores, principalmente os micro e pequenos.’’

 

O aspecto financeiro

É outro ponto destacado entre os atuais fornecedores: 88,5% dos respondentes afirmaram que recebem, no máximo, em até 30 dias a partir da apresentação da nota fiscal, sendo que 23,5% dos respondentes afirmaram que recebem em até 10 dias. No quesito domicílio, dos atuais fornecedores, 85,3% são empresas com base em Sapiranga, sendo 55,9 Microempresas (ME), 26,5% Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e 8,8% Microempreendedores Individuais (MEI). Em relação aos não fornecedores, a pesquisa indica uma significativa oportunidade para as empresas locais: 97,1% disseram nunca terem participado de licitações na Prefeitura Municipal.

Conforme o Sebrae RS, a pesquisa se baseada na metodologia da organização com foco em três metas centrais: entender a cultura das empresas locais em licitações; compreender a imagem da prefeitura perante fornecedores; e levantar pontos de melhoria. O objetivo final é fomentar oportunidades de negócios para empresas que possuem interesse em atuar junto ao Poder Público nas esferas de prestação de serviços e aquisições.