Pesquisa com mais de 13 mil votos mostra que maioria das pessoas é contra fechamento de comércios

Região – Cerca de 12.200 pessoas votaram em enquetes realizadas pelo Grupo Repercussão na quarta-feira, 1º de abril. A pesquisa foi feita nas duas páginas do Facebook: Jornal Repercussão (que cobre os municípios de Sapiranga, Campo Bom, Araricá e Nova Hartz) e Jornal Repercussão Paranhana (que faz a cobertura de Parobé, Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho). A pesquisa também foi feita nos stories do Instagram do Jornal Repercussão. A pergunta era: Você é favorável à medida anunciada pelo governador, Eduardo Leite, que mantém fechado o comércio até o dia 15 de abril no Rio Grande do Sul?

Os resultados na página do Jornal Repercussão mostraram que 61% das pessoas são contrárias à medida, enquanto que 39% concordam com o fechamento. Foram aproximadamente 8.500 votos. Já na pesquisa da página Jornal Repercussão Paranhana, que obteve mais de 3.700 votos, foram 57% de votos contrários e 43% de votos favoráveis ao que foi determinado pelo governador.

As opiniões expressas pelos discordantes afirmam que o poder público não tem apresentado medidas para auxiliar o empresariado. Algumas possibilidades, conforme os leitores, seriam a prorrogação de pagamento de impostos e dívidas de custo fixo, como luz e água. Há também a preocupação com a possibilidade de demissões, já que as empresas não terão faturamento no período.

Quem concorda com e medida restritiva, afirma que, depois, com saúde, é possível recuperar o “prejuízo” e que a saúde vem em primeiro lugar. Este grupo também demonstra a preocupação com a falta de respiradores na região. Em uma situação de maior contágio da doença, o equipamento cumpre papel fundamental no tratamento de casos graves.

Nos stories do Instagram @jornalrepercussao o resultado foi semelhante. 55% dos votantes afirmaram que não concordam com a restrição; 45% concordam. Foram mais de 1.100 votos.

As enquetes foram realizadas no mesmo dia, e ficaram disponíveis para votação por um período de 24 horas. A pesquisa não permite que usuários votem mais de uma vez em cada enquete.