“Perdemos o nosso sino, mas não perdemos a nossa fé”, diz padre de Araricá

Há mais de um ano, missas são celebradas sem o toque do sino na Capela São Pedro Foto: Melissa Costa

Araricá – Há pouco mais de um ano, em junho de 2019, a comunidade da Capela de São Pedro sofreu uma perda que ainda é sentida pelos fieis. Ladrões invadiram a pátio da igreja e furtaram o sino, pesando aproximadamente 250 quilos de cobre.

 

O crime foi percebido dias depois, quando haveria missa no local e o caso chegou a ser registrado na Delegacia de Polícia de Sapiranga, que atende Araricá. A equipe da Polícia Civil se debruçou sobre o caso e chegou a levantar um suspeito, mas o caso ainda segue em investigação.

 

Desde então, as famílias seguem utilizando a capela para missas e demais programações da Igreja Católica, no entanto, o espaço segue sem sino. Para adquirir um novo, seria necessário cerca de R$ 15 a 20 mil, valor que a comunidade não tem disponível.

Comunidade unida pela fé

O padre Everton Lopes de Souza, da Paróquia São Luiz Gonzaga, de Sapiranga, responsável pela Capela de São Pedro, lamenta o furto do sino, mas reforça que a fé da comunidade local segue inabalada. “Como sempre digo para eles: perdemos o nosso sino, mas não perdemos a nossa fé. Seguimos atuando na localidade e a capela, apesar de pequena, é referência para as famílias”, disse ele, relatando que a aquisição de um novo sino não é a prioridade da comunidade. “Antes disso, vamos batalhar para conseguir fazer uma reforma na capela. Sobre o sino, estamos cogitando uma alternativa com som”.

Ajude eles

Padre Everton conta que a comunidade da localidade e a paróquia estão se mobilizando para conseguir material e mão de obra para realizar a troca de telhado, pintura e demais melhorias necessárias na capela. “Hoje, essa é nossa prioridade e aceitamos toda a ajuda que vier, seja em materiais ou voluntários, principalmente de profissionais que entendem e possam nos orientar. Eu posso ser voluntário, mas preciso de pessoas que coordenem o trabalho”, disse. Quem estiver interessado em ajudar pode entrar em contato com a paróquia São Luiz Gonzaga, em Sapiranga.