Pavimentações comunitárias têm vez em bairros de Nova Hartz em 2020

Nova Hartz – Moradores que residem nas ruas Jacarandá (bairro das Rosas) e Maquiné (bairro Liberdade) estão felizes da vida. A espera pela pavimentação destas duas ruas deu lugar a alegria, depois que a Prefeitura definiu investir R$ 57.364,81 como contrapartida financeira para a pavimentação destas duas ruas. Com pouco mais de 235 metros de extensão, em cada uma das ruas, os trabalhos estão em execução e a empresa contratada pelos próprios moradores conta com o suporte da secretaria de Obras da Prefeitura, que sempre que acionada, procura remover partes do solo com qualidade inferior, promovendo a compactação com materiais de primeira, como saibro e pó de brita.

As obras iniciaram há poucas semanas, mas a expectativa da equipe da Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos é iniciar, em breve, a pavimentação de outras duas ruas dentro do programa de Pavimentação Comunitária: a rua Martim Lutero (no Centro) e a Rio de Janeiro (no bairro Campo Vicentae). “Proporcionamos transparência do que está ocorrendo no município. Avalio esse protagonismo dos moradores como um desejo em ver a cidade melhorando e eles querem participar desse processo”, destaca William Rodrigues da Silva.

Entenda como ocorre a adesão na pavimentação comunitária

William explica que nos momentos em que a comunidade demonstra desejo em aderir ao Programa de Pavimentação Comunitária é indicado a realização de um protocolo, juntamente, com o abaixo-assinado: “A partir disso, analisamos se existe um mínimo de 80% dos proprietários dos lotes para que o processo tenha continuidade. Depois disso, iniciamos as etapas de levantamento topográfico e os moradores constituem uma comissão, que levantam preços e definem a empresa que executará a obra. Nos envolvemos apenas no preparo da cancha e nivelamento da rua”, contextualiza o secretário, lembrando que neste tipo de ação não ocorre uma licitação por parte da prefeitura e a Administração custeia somente os 20% complementares: “Na Rua Jacarandá os meios-fios estão sendo colocados. Hoje, são cerca de 50 KMs de vias não pavimentadas, em Nova Hartz. Ao todo, investiremos R$ 119.836,31”, disse.