Pauta do Hospital Regional Federal ganha apoio de deputados

Foto: Lucas Unser/Divulgação

“Até me emociono com a forma como esse projeto está ganhando apoio”. Este é o sentimento do presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, Leandro da Costa, ao falar sobre a ideia que ele está batalhando para colocar em prática: a construção de um Hospital Regional Federal. Leandro recebeu a reportagem do Jornal Repercussão nesta semana para detalhar os próximos passos da iniciativa. Conforme explicou o vereador, a pauta da região já chegou na Assembleia Legislativa e também na Câmara dos Deputados. “Nos próximos dias será instalada uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa para tratar do assunto e a nível federal também haverá movimentações nesse sentido”, explicou o presidente da Câmara de Vereadores.

A movimentação política também já recebeu o apoio dos prefeitos, através das associações regionais do Vale dos Sinos e Vale do Paranhana, que estão participando de encontros sobre o tema.

Apoio de deputados estaduais e federais

As movimentações para angariar apoio para viabilizar a construção do Hospital Regional Federal estão se intensificando. Em contato com o deputado estadual Elizandro Sabino (PTB), Leandro recebeu a sinalização da instalação da Frente Parlamentar que deve ser estabelecida ainda em 2021. “O deputado já protocolou essa solicitação e o plenário da Assembleia deve votar em breve a criação”, informou Leandro. “No mesmo caminho, o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas) também vai tratar do assunto em Brasília”, completou. Ainda segundo o vereador, o prefeito de Campo Bom e presidente da AMVARS, Luciano Orsi, realizou contato com a liderança da bancada gaúcha em Brasília. “Eles pediram mais dados sobre esse tema e é nisso que estamos trabalhando”, pontuou Costa.

Leandro e Luciano, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Bom, Alexandre Hoffmeister, e o prefeito de Parobé e presidente da AMPARA, Diego Picucha, se reuniram com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. “Ela nos abriu as portas para buscar dados, parcerias e ideias”, esclareceu.

Projeto semelhante será visitado

Um dos objetivos da comissão que trabalha para viabilizar a implementação do Hospital Regional Federal é contabilizar o maior número de dados possíveis e, quando a proposta for finalizada, estar o mais próximo do ideal. “Por isso é importante que possamos buscar o maior número de dados possíveis para que quando for oficializada essa proposta, ela não necessite passar por muitas alterações, apenas ajustes básicos como em qualquer projeto”, detalhou Leandro. Nesse sentido, uma comitiva irá conhecer o Hospital Regional instalado em Palmeira das Missões. “Estamos programando essa visita para o próximo mês com a intenção de saber o que deu certo, o que deu errado, o que precisamos prever no projeto do hospital daqui”, descreve o vereador. “Temos a informação que lá, desde que a ideia foi lançada, o hospital levou oito anos para entrar em atividade. Sabemos que é um processo complexo e demorado, mas vamos trabalhar para reduzir esse tempo aqui”, acrescentou Leandro.