Pastor da Igreja Luterana de Sapiranga recebe aposentadoria

Momento em que foi desinstalado da função de pastor da Congregação São Mateus e recebeu título de pastor emérito Foto: Arquivo pessoal

Após uma vida dedicada à IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil), com 28 anos na Igreja Luterana São Mateus, de Sapiranga, o pastor Renato Regauer optou pela desinstalação, sem função oficial e com o título de pastor emérito, estando à disposição para assumir uma tarefa em tempo parcial.

 

Nascido no Rio Grande do Sul, o pastor foi criado em uma família cristã, mas durante a infância e adolescência não pretendia seguir o caminho que, anos mais tarde, passou a fazer sentido em sua vida. “Na minha mente, ser pastor estava fora do meu alcance, pois pensava que ser pastor era para pessoas muito santas. No entanto, quando chegou a época da confirmação, tive um intensivo de 14 dias, ministrado por um estagiário. Ele me convenceu que pessoas normais, imperfeitas, podem ser pastores. Então, eu disse para os meus pais que eu estava disposto a ir para o Seminário”, conta Renato.
O pastor, em seu período de estágio em 1978, foi designado para Sapiranga, onde ficou por seis meses. No final do ano seguinte, após se formar, é chamado para assumir uma paróquia no Paraná. Três anos mais tarde, em 1982, assume uma paróquia no interior do Rio Grande do Sul e, na sequência, em 1990, assume uma paróquia em Santa Catarina. Por fim, em 1994, retorna a Sapiranga, após receber o chamado da Congregação São Mateus.

Conquistas e realizações após quase três décadas de dedicação à comunidade

Após o chamado da Congregação São Mateus, o pastor retorna ao município em abril de 1994, onde permaneceu durante 28 anos.
Quase três décadas de trabalho para uma mesma comunidade resultou em frutos e realizações para a sociedade
e pastores que fazem parte da Congregação. “Estudamos muito a Palavra de Deus em grupos nas casas, nos Departamentos, nos cultos, em retiros e outros eventos. Criamos muitos grupos voluntários e preparados para auxiliar nos cultos, atender, ornamentar o altar, receber as pessoas, dirigir estudos bíblicos, fazer assistência social, e tantos outros”, relembra o pastor.

“Dedicar mais tempo à família”

Apesar de sua aposentadoria, Renato não se desligou da Igreja Luterana. Sem compromissos formais, o pastor possui planos para o que está por vir. “Meu futuro está nas mãos de Deus, como esteve meu passado e presente. Pretendo agora dedicar mais tempo à família, da qual estive por vezes ausente nestes anos todos. Mas continuo à disposição da IELB para, eventualmente, assumir um trabalho em congregação menor ou uma tarefa de tempo parcial”, diz o pastor, que pretende permanecer na Cidade das Rosas. “A intenção é continuar residindo em Sapiranga, onde enraizei. Mudar árvore velha não é muito aconselhável. Além do mais, é muito bom morar ao pé do Ferrabraz. Há quem olhe para o Ferrabraz e veja nele um enorme jacaré dormindo. Eu vejo Deus ali, pois o Salmo 125.2, diz: ‘Como em volta de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor está ao redor do seu povo'”, finaliza Renato, que acredita na provável chegada de mais um pastor na Congregação.