Passe livre para estudantes com prazo final nesta sexta

Região – Os estudantes de baixa renda que atendam aos requisitos (confira box ao lado) para a obtenção da carteira do passe livre estudantil devem ter atenção. Encerra nesta sexta-feira (7) o prazo para a entrega da documentação às entidades estudantis ou Secretarias de Educação.
Em Sapiranga, a União Estudantil possui a documentação de mais de 150 jovens. Em Araricá, conforme a Secretaria de Educação, apenas cinco jovens entregaram os documentos exigidos. O presidente da União dos Estudantes de Campo Bom, Wesley Salles, destacou que ainda não possui uma estatística de quantos estudantes aderiram ou serão beneficiados pelo passe livre. Nova Hartz contabilizou até ontem, mais de 50 adesões de estudantes.
Na região ainda não existe a bilhetagem eletrônica, medida fundamental para o funcionamento do sistema. 
Pioneira no país, a lei do Passe Livre Estudantil foi proposta pelo Governo do Rio Grande do Sul, a partir das demandas apresentadas pela população durante as manifestações em junho de 2013. Construída de forma conjunta com movimentos sociais e deputados estaduais, a legislação beneficia os estudantes com renda per capita de 1,5 salário mínimo e que residem em uma cidade e estudam em outra. Para ter direito ao benefício de duas passagens gratuitas por dia, os estudantes terão que comprovar freqüência nas instituições de ensino.
O que será necessário para ter o passe livre
Quem tem direito
Estudantes que comprovem renda de até 1,5 salário mínimo, que residam em uma cidade, mas estudem em outra, e que comprovem frequência nas instituições de ensino.
Como será o acesso ao benefício
É necessário ter a carteira da União Gaúcha dos Estudantes (Uges), no caso dos estudantes de ensino fundamental, médio, EJA e técnico ou a carteira da União Estadual dos Estudantes (UEE), para acadêmicos do ensino superior. 
Como fazer a carteira
Pela regra atual, estudantes que residem na região Metropolitana, devem confeccionar a carteira da Uges ou UEE 2013, que permite o passe livre. Os estudantes deverão preencher uma ficha de adesão disponível também no site da Metroplan e apresentar os seguintes documentos: foto 3 x 4, cópias do CPF do aluno e responsável (para menores de 18 anos), atestado escolar 2013, cópia do RG, cópia da conta de água ou luz e comprovante de renda das pessoas que residem junto com o estudante. É necessário pagar uma taxa de R$ 15,40.
Prazo de validade
A carteira que dará passe livre aos estudantes terá validade de um ano, com necessidade de revalidação semestral (no casos dos universitários).
Entrega da carteira
A entrega da carteira será feita pelo Diretório Central dos Estudantes da sua universidade ou pelo representante da associação estudantil na sua região.