Participação Popular rende R$ 1,7 milhão às cidades

Região – Recursos para asfaltar ruas, adquirir viaturas para Brigada Militar e Polícia Civil, além de valores para equipar Unidades Básicas de Saúde e o Hospital Lauro Réus de Campo Bom. O Governo do Estado pretende pagar até o fim do ano aos quatro municípios da região (confira tabela ao lado), recursos na ordem R$ 1.789.707,49, obtidos através da Participação Popular e Cidadã (a antiga Consulta Popular).
Conforme o governador do Estado, Tarso Genro, os recursos vem, fundamentalmente, do orçamento estadual, do Badesul e de convênios com o Governo Federal. “Recebemos uma carga enorme do governo anterior, que agora, começamos a cumprir”, explica Tarso Genro.
A partir desta semana ocorrem as assembleias municipais. Estes encontros são fundamentais para definir as prioridades de cada comunidade junto à Consulta Popular. Em cada encontro serão escolhidos os dez projetos prioritários para futura votação (que ocorre nos dias 6 e 7 de agosto), além de serem elencados outros cinco projetos de valor excedente, que poderão ser pleiteados diretamente junto ao Governo Estadual. Em Araricá, a assembleia ocorre no dia 1º de julho, no Centro Cultural. Em Sapiranga, o evento ocorre na Secretaria de Educação dia 25/06 e em Nova Hartz, no Espaço Cultural, nesta quinta (20/06). Todas as assembleias ocorrem das 19h às 22 horas.