Parque da Cascata em Nova Hartz passará por ampla remodelação para receber e atrair visitantes

Nova Hartz – Até o início do próximo verão, ou seja, dezembro de 2019, o município terá um amplo e deslumbrante cenário em meio à Mata Atlântica para receber os visitantes e adeptos do turismo ecológico e de aventura. O Parque da Cascata que fica na subida do Morro Canudos e no mesmo lado da cascata do Arroio da Bica é uma área pública com pouco mais de sete hectares e que passará por uma ampla remodelação.

O diretor de Cultura e Lazer de Nova Hartz, Adriano Ferreira, entende que o espaço pode ser utilizado para potencializar outra área estratégica e sub-aproveitada atualmente, que é o turismo rural. “Este espaço pode trazer muitos benefícios para a comunidade e potencializar os negócios dos agricultores familiares, agregando renda às famílias que integram a Associação dos Produtores Rurais. Sozinho, o município não teria condições de operar toda essa estrutura”, comenta o diretor.

Nas últimas semanas, a Prefeitura iniciou a limpeza da área e de uma residência existente no local e o foco logo estará na estruturação de trilhas. “Nossa meta é unir forças com pessoas especializadas para trabalhar estes aspectos do turismo rural e ecológico para que os visitantes tenham acesso fácil à cascata. As pessoas que visitam Nova Hartz se encantam com o nosso morro e a cascata, mas para elas terem acesso ao local é necessário se adequar”, avalia Ferreira. No círculo dos adeptos dos esportes de aventura as belezas naturais de Nova Hartz são bastante procuradas e a meta é amplificar ainda mais os atrativos que o município oferece.

Prefeito avalia medidas

“Com uma ação conseguimos beneficiar duas iniciativas: a de dar um passo em direção ao turismo rural e também colocar um parque de grande potencial aos cuidados dos nossos agricultores, dando a eles mais um espaço para comercializar seus produtos”, afirma o prefeito Flavio Jost.

Remarcação de trilhas terá vistorias e acompanhamento de biólogos para manter a integridade florestal de toda a mata

Técnicos da Prefeitura e do Departamento de Meio Ambiente ficarão atentos à toda a abertura das trilhas.

“As trilhas existem, mas precisamos facilitar o acesso dos visitantes até as cascatas. Não vamos remover nenhuma árvore e possibilitaremos acessos distintos aos visitantes, por exemplo, uma mais íngreme, outra mais moderada e outra mais fácil”, contextualiza Ferreira.

No aspecto da residência existente dentro da área do parque, a Prefeitura pretende reformar toda ela. “A parte elétrica será refeita além de uma ampla reforma. A ideia é transformar a casa da Família Dias em um local adequado para receber reuniões. A Secretaria de Obras está na terceira etapa da limpeza da área e ainda não sabemos quanto vai custar a reforma. Mas, em 90 dias queremos algumas etapas prontas para mostrar para a comunidade o resultado parcial”, explica Ferreira.

Texto: Deivis Luz

Fotos: Prefeitura de Nova Hartz / Arquivo JR