Parceria para instalar câmeras de segurança em Sapiranga avança

Sapiranga – Uma boa notícia para os sapiranguenses. A instalação das câmeras de monitoramento eletrônico, assunto amplamente debatido no Município nos últimos anos, pode ter um desfecho favorável ainda este ano.
A informação foi confirmada por importantes nomes que compõem o grupo responsável pela implantação das câmeras. Entre as lideranças consultadas pela reportagem que reafirmaram a real possibilidade da implantação ocorrer até o final do ano está a diretora da Comarca de Sapiranga, a juíza Paula de Mattos Paradeda e a presidente do Conselho Comunitário Pró Segurança Pública de Sapiranga, Adriana Rost. 
Até o momento, através da articulação entre o Poder Judiciário, Consepro e Brigada Militar, as lideranças responsáveis pelo projeto têm claro qual será a empresa que instalará as câmeras, que inclusive, elaborou o projeto.
Rede da AES Sul
De acordo com a juíza Paula de Mattos Paradeda, o grupo aguarda manifestação da AES Sul para que haja permissão na utilização da rede, bem como a renovação do contrato entre a Brigada Militar e a Secretaria de Segurança Pública para a instalação da rede de monitoramento na sede da Brigada.
Quatro câmeras
A juíza destaca ainda que o grupo possui três orçamentos e os valores (de mais de 300 mil reais) só serão repassados ao Consepro quando tudo estiver certo, para aí sim, dar início à execução do projeto, ou seja, a implantação do sistema. Por enquanto, não há uma data definida de quando isso ocorrerá.
Onde a BM solicitou câmeras de segurança
Avenida João Corrêa com a rua Sete de Setembro
Rua Martin Berg com a Avenida Vinte de Setembro
Rua Pres. Kennedy com a Rua Monte Castelo
Rua Duque de Caxias com a Rua Kraemer Eck
Rua Presidente Kennedy com a RS-239
Avenida 20 de Setembro com a rua Artigas
Rua Major Bento Alves com rua Nações Unidas
Rua Carlos Biehl com a rua Getúlio Vargas
Rua Padre Réus com a rua Tiradentes
Rua Presidente Kennedy com a rua Visconde de São Leopoldo
Campo Bom terá nova central de vigilância
Hoje, todas as câmeras de monitoramento de Campo Bom (16 no total), são controladas na reformada Sala de Operações e Monitoramento, que fica na sede da 3ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar. Um projeto para ampliar em mais 25 pontos o monitoramento em Campo Bom está em andamento e conforme a Prefeitura, a licitação deve ser lançada em breve e a previsão de instalação dos novos equipamentos é para o primeiro trimestre de 2015.
Ainda de acordo com a Prefeitura, as 25 novas câmeras que serão instaladas também as escolas do Município. Nestes locais, o monitoramento ocorrerá por parte do Departamento de Trânsito, que contará com uma central de monitoramento exclusiva para vigiar a chegada e saída de estudantes. As câmeras das vias públicas terão o seu monitoramento feito, exclusivamente, pela Brigada Militar. Para isso, haverá expansão da atual central de monitoramento.
Araricá
No início deste ano, o prefeito de Araricá, Sergio Machado, disse que pretendia elaborar um projeto em conjunto com a Brigada Miltar para implantar o monitoramento eletrônico no município.
Na época, o prefeito cogitou a possibilidade de instalar um equipamento junto ao pórtico no prazo de 60 dias. Porém, até o momento, a instalação ainda não ocorreu.