Parceria entre Secretaria de Agricultura e Cemeam lembrada na Festa

Centro de Estudos Ambientais é sede de diversos cursos que fomentam a produção da agricultura familiar no município

Na Festa da Colônia deste ano, o Centro de Estudos Ambientais (Cemeam) de Sapiranga terá um stand próprio no Parque (confira a programação completa da Festa na página 4 do caderno). E não é por nada: a parceria do Cemeam com a Secretaria de Agricultura é firme.

“O Cemeam sempre é parceiro, nós também. Não se constrói uma agricultura forte, não se fortalece uma agricultura, se você não for parceiro de quem pensa no meio ambiente, de quem olha a questão ambiental. Então nós temos um forte desenvolvimento rural, da agricultura – a Secretaria tem trabalhado forte nesse sentido, para que nós tenhamos um desenvolvimento rural forte e que isso cresça a cada ano, mas não desordenadamente: sempre olhando para a questão ambiental. Então tanto o Departamento de Meio Ambiente quanto o Cemeam sempre vão ser parceiros nossos”, considera o secretário de Agricultura, Valdes Cavalheiro de Araújo.

Um dos aspectos dessa parceria são os cursos que são desenvolvidos no Cemeam, em uma parceria do Centro com a Prefeitura (por meio das Secretarias de Agricultura e Educação, Cultura e Desporto) e que contam com o apoio do Sindicato Rural do Vale do Paranhana e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Para nós, a estrutura do Centro é fundamental no que diz respeito a cursos”, avalia Valdes. Fabiana Haubert, diretora do Cemeam, ressalta que ultimamente a procura pelos cursos tem sido grande. “O de panificação foi o primeiro que fizemos no ano, em março. A procura foi tão grande que conseguimos trazer ele mais duas vezes para cá”, comemora a diretora.

O stand do Centro de Estudos Ambientais na Festa da Colônia 2017

A diretora do Cemeam, Fabiana Haubert, explica que para o seu stand na Feira da Colônia, irão levar uma divulgação do projeto em que o Centro atende os alunos do município, o Plantas Mágicas. “São as plantas medicinais, inclusive iremos levar mudinhas delas para o stand. Traremos os produtos que processamos com os alunos durante esse projeto, o vinagre condimentado, o sabão dermatológico, sal temperado e sachê para traças. Nosso objetivo é mostrar os produtos e, com eles, a receita”, explica Fabiana. Para o Cemeam, o objetivo é repassar o conhecimento adquirido pelos alunos durante o projeto. “Queremos explicar para as pessoas, divulgar a importância de se resgatar o uso das plantas medicinais”, comenta a diretora.

Cursos do Cemeam e a parceria

“Nós os disponibilizamos para a comunidade, em especial aos agricultores. Os solicitamos ao Sindicato, quando percebemos que as pessoas têm interesse em realizar um determinado curso – elas vêm ao Cemeam e buscam se informar se há cursos ocorrendo -, que faz o pedido ao Senar. Então, nós disponibilizamos o espaço e o Senar manda o professor”, explica a diretora Fabiana Haubert, que conta que a média de cursos no Cemeam é de um por mês – mas que ultimamente o Centro tem disponibilizado dois cursos por mês. “Temos um público misto, de comunidade e agricultores. No último curso que fizemos, de tortas e doces, tivemos cinco agricultoras. Nossas turmas podem ter, no máximo, 15 alunos. Esse curso de doces também teve uma boa adesão, tanto que vamos ter ele de novo no Cemeam, em outubro”, conta Fabiana.

“O Cemeam tem uma agroindústria montada lá. Eles têm uma estrutura excelente, que está sempre à nossa disposição”, avalia o secretário Valdes Cavalheiro de Araújo.

Futuros cursos no Cemeam*

De 8 a 11 de agosto – Construção e Manejo de Estufas
De 11 a 13 de setembro – Processamento de Hortaliças
Dias 3 e 4 de outubro – Básico de Plantas Medicinais
Dias 19 e 20 de outubro – Tortas e Docinhos Caseiros
De 7 a 9 de novembro – Compostagem, húmus e substratos
De 20 a 23 de novembro – Artesanato – Patchwork, Unindo Retalhos de Tecidos

*Contatos são através do telefone 3959-1007.

Crédito da foto: Prefeitura de Sapiranga