Parceria com Feevale traz desenvolvimento à região

Conquista | Feevale Techpark e o futuro Campus III trazem benefícios ao município e à região

Inovação e crescimento são as metas do Feevale Techpark, antes Valetec, estabelecido pela Universidade no município de Campo Bom. E são justamente essas duas características que têm se destacado na parceria entre o município e a universidade, trazendo benefícios econômicos e sociais para os campo-bonenses.

Ieda Lauxen, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campo Bom, explica como a parceria funciona. “As empresas vêm para o Techpark, que está estabelecido no município de Campo Bom. São lotes disponibilizados para elas – os lotes do município, em geral, já estão ocupados, mas o Techpark ainda dispõe de alguns”, esclarece. “Hoje a economia da nossa cidade ainda é muito voltada para o calçado, 60% ainda corresponde à parte calçadista. Mas parte das empresas que vêm para a Universidade seguem a linha farmacêutica, temos como exemplo a FK-Biotec, que adquiriu um terreno e desenvolve parte da sua produção no Techpark. Eles têm dois produtos desenvolvidos, um deles que deve ter grande impacto para a cidade de Campo Bom, já que é um larvicida contra o mosquito da dengue”, comenta a secretária.

Outra empresa que irá agregar valor à Campo Bom é a Bhio Supply, que já conta com dois produtos desenvolvidos e lote adquirido no município. “Um dos produtos deles é uma espécie de clipe, que é utilizado quando uma pessoa faz uma operação, substitui a necessidade de fazer pontos”, comenta a secretária Ieda Laxen.

Parceria em ano importante

Ieda também enaltece a iniciativa de implantar o chamado Campus III da Universidade em Campo Bom. “Essa parceria vai ser muito boa, porque vai acabar formando as pessoas, tendo em vista que a universidade irá disponibilizar 100 vagas em cursos para os campo-bonenses e moradores de Novo Hamburgo. É uma parceria muito importante, agora mais do que nunca. Esse é um ano muito importante”, diz.

Prefeito Faisal fala sobre o Campus III

“Ter um Campus III representa para o município de Campo Bom, num futuro bem próximo, um grande avanço não somente na questão de receitas, mas de desenvolvimento fundamental para uma sociedade, que é uma parceria com universidade. Toda universidade em si traz o conhecimento, traz sabedoria e ela traz todo o desenvolvimento no seu entorno. Começa com um pequeno projeto como esse, a ocupação do prédio Santos Dumont e em um segundo momento temos a expansão do Campus em Campo Bom, tendo ali o curso de veterinária, que é o primeiro curso que a Feevale se dispôs em trazer para cá, e concentrando em um curto espaço de tempo, os seus cursos de engenharia, todos os cursos de matemáticas exatas. Isso é fundamental, porque é hoje a mão de obra que o Techpark precisa, voltada ao desenvolvimento tecnológico, aos produtos inovadores e tantas outras coisas assim”, considera o prefeito.

Crédito da foto: Divulgação/Universidade Feevale